Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PEDAÇOS - SIMONE - DISCOTECA ESSENCIAL (02)


Primeiro LP que eu comprei na vida. Tinha 13 anos. Minha coleção se resumia a dois discos que havia ganhado de Natal em 1979, ambos trilhas sonoras de novela: Dancin' Days Internacional e Estúpido Cupido Nacional. Tinha ganhado um dinheiro também como presente natalino e resolvi comprar o vinil da trilha sonora do especial da Globo Mulher 80 por causa de uma música, cantada por Simone: Começar de Novo. Fui à Mesbla, loja de departamentos no Centro de Belo Horizonte, que tinha um excelente setor de discos. Quando lá cheguei, não encontrei o vinil, pois ainda não havia chegado. O vendedor perguntou se queria uma música em especial. Falei qual era e ele me mostrou o disco Pedaços, lançado no segundo semestre de 1979 por Simone. Lembro-me que quis ouví-lo na própria loja, para ter a certeza de que iria comprá-lo. O vendedor me ofereceu um fone de ouvido. Foi paixão imediata. Foi empatia total. As onze canções do disco são lindas, com interpretação com muita energia. Comprei o LP. Ele não saiu mais da vitrola (que nome antigo!) lá de casa. Muitas das músicas deste vinil foram exaustivamente executadas nas rádios, levando Simone para um outro patamar no panteão das cantoras brasileiras, batendo recordes de vendagens de disco e lotando ginásios por onde se apresentava. Há a forte Cordilheira (Sueli Costa & Paulo César Pinheiro), com interpretação definitiva da cantora baiana. Começar de Novo (Ivan Lins & Vítor Martins), sucesso absoluto na TV por causa do seriado Malu Mulher da Rede Globo. Itamarandiba (Milton Nascimento & Fernando Brant), em uma interpretação repleta de emoção. Sob Medida e Pedaço de Mim, ambas de Chico Buarque, se completam, assim como dialogam com as músicas Condenados (Fátima Guedes), Outra Vez (Isolda), Saindo de Mim (Ivan Lins & Vítor Martins). Ainda há Povo da Raça Brasil, outra da dupla Milton Nascimento & Fernando Brant, Vento Nordeste (Sueli Costa & Abel Silva) e Tô Voltando (Maurício Tapajós & Paulo César Pinheiro), inaugurando uma caracterísitca de Simone de gravar uma samba pulsante em seus discos. Considero este o melhor disco já gravado por ela. Com certeza, é peça essencial numa discoteca da música brasileira.


PEDAÇOS - SIMONE - 1979

2 comentários: