Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

LUGARES (02)


Neste segundo post sobre lugares que entendo que as pessoas devem conhecer, escolhi um especial, ainda na minha querida Minas Gerais. Trata-se do Instituto Inhotim (Rua B, nº. 20, Inhotim), localizado no município de Brumadinho, próximo a Belo Horizonte. Fui lá uma única vez, durante férias de 2006, e me apaixonei pelo lugar. Arte contemporânea e meio ambiente em uma sinergia total. Passei um dia inteiro, mesmo com chuva, em uma viagem cultural muito agradável. Há vários pavilhões espalhados pelos belos jardins com projeto original de Burle Marx. Depois desta minha visita, há mais de três anos, novos pavilhões e novas obras ao ar livre foram incorporados ao acervo, o que me dá vontade de fazer uma nova visita muito em breve. Nos pavilhões e jardins, instalações e obras dos mais importantes artistas da arte contemporânea, como Cildo Meireles, Hélio Oiticica e Neville D'Almeida, Tunga, Amílcar de Castro, Jarbas Lopes, só para falar em alguns artistas brasileiros cujas obras eu pude ver expostas. Há opções de gastronomia para quem quiser passar o dia no local, desde lanches rápidos até um relaxante almoço. O museu é reconhecido internacionalmente e deve ser ponto obrigatório para os turistas que visitam Belo Horizonte, já que fica a uma distância de apenas 60 quilômetros da capital mineira. As fotos que ilustram este post são de minha autoria e foram tiradas em outubro de 2006.




4 comentários:

  1. Oi Leo. O Instituto Inhotim esta' na minha lista de ligares a serem visitados na "terrinha". Todos que visitam se apaixonam.

    ResponderExcluir
  2. Noel,
    Ano passado estive em Inhotim.
    É lindo mesmo.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Márcia,

    Não deixe de conhecer Inhotim, é lindo! Ótimo te ver no blog.

    Bjs.

    ResponderExcluir