Álibi, disco lançado em 1978 por Maria Bethânia, pela gravadora Philips. Foi um grande sucesso. A cantora baiana tem ótimos discos em sua vasta carreira, ficando difícil escolher o melhor. Escolhi este disco porque foi a partir dele que comecei a apreciar seu trabalho. Ouvi o disco pela primeira vez na casa de meu padrinho e toda vez que o visitava, colocava Álibi para tocar. São 11 faixas, cada uma melhor que a outra. Bethânia fez uma seleção especial para este disco: Caetano Veloso comparece com Diamante Verdadeiro e A Voz de Uma Pessoa Vitoriosa (esta em parceria com Wally Salomão); Djavan com a canção que dá título ao disco, Álibi; Gonzaguinha com Explode Coração, interpretação definitiva na voz de Bethânia; Paulo Vanzolini com a eterna Ronda; Rosinha de Valença com Interior; Chico Buarque com três músicas, Meu Amor, no qual ela faz um dueto com Alcione, De Todas As Maneiras e Cálice, parceria de Chico e Gilberto Gil; Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos com a clássica Negue; e Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, com a sensacional Sonho Meu, eternizada nas vozes de Bethânia e Gal Costa, que abrilhantou ainda mais o disco.
Escrevendo este post, a trilha sonora não poderia ser outra: o disco Álibi, de Maria Bethânia.
ÁLIBI - MARIA BETHÂNIA - 1978
Noel,
ResponderExcluirAdoro esse disco.
É um dos meus preferidos dela, ao lado de Mel, Pássaro Proibido e Âmbar.
Bjs
Pek,
ResponderExcluirFiquei na dúvida se colocava este ou Mel, que também adoro.
Bjs.
Noel,
ResponderExcluirPassei a admirar Bethânia com Pássaro da manhã e Pássaro da Noite, mas Álibi foi realmente marcante: lembro-me de que ouvia repetidas vezes Cálice e memorizava frases belissímas "quando se tem o álibi de ter nascido ávido...", que na voz da Bethânia ganha ainda mais força...
André,
ResponderExcluirGosto muito dos discos que você citou, mas Álibi e Mel são meus favoritos.
Bjs.
Álibi foi um disco da Bethânia que ela fez escolhendo sempre o que seu coração mandou e continua mandando. O seu bom gosto é fundamental para a sua criação,já que o seu trabalho é autoral, isto é, ela cria em cima das canções que recebe.Com esse disco ela se tornou a primeira cantora a vender um milhão de cópias.Na verdade ela sempre vendeu muito bem,mesmo antes de Álibi(A Tua Presença,Drama,Drama 3ºAto,A Cena Muda,Pássaro Proibido,Pássaro da Manhã).Grande e essencial Bethânia. Salve a "Senhora do Vento Norte"!!!
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirSalve a Senhora do Vento Norte!!
Abraços