Pesquisar este blog

domingo, 13 de setembro de 2009

PERSONA


Depois do almoço, voltei para casa e fiquei com preguiça de sair, pois o calor e a secura estavam insuportáveis. Li um pouco e coloquei mais um filme da seleção da revista Bravo! 100 Filmes Essenciais. Agora foi a vez do número 13, Persona, de Ingmar Bergman, produção sueca de 1966. Filme curto, com menos de uma hora e meia de projeção, e de difícil acompanhamento. Deve-se prestar muita atenção, pois há momentos que ficamos em dúvida se é sonho, se é realidade, se é uma personagem falando ou se é a outra. Li na resenha do filme que Bergman escreveu o roteiro enquanto estava hospitalizado e no hospital, vivendo, talvez, momentos de angústia, tenha escrito esta fábula que tem uma forte ligação com a psicologia e a psicanálise. Passei por experiência recente internado três dias em um hospital e sei que o ambiente pode levar-nos à pensamentos estranhos, afinal, é como uma prisão. No filme, há um belo embate entre duas atrizes frequentes na filmografia de Bergman, Bibi Andersson e Liv Ullmann. Excelente filme, mas para poucos.

6 comentários:

  1. Noel,
    Adoro esse filme.
    Aliás, dos estrangeiros, Bergman é meu cineasta predileto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Persona está entre os meus filmes prediletos. Já assisti inúmeras vezes. Um grande abraço! Matheus.

    ResponderExcluir
  3. Persona está entre os meus filmes prediletos de todos os tempos! Já assisti inúmeras vezes. Gostei muito do seu blog. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Persona é um dos meus filmes prediletos. Nem tenho ideia de quantas vezes o assisti.

    Gostei do seu blog. Abração!

    ResponderExcluir
  5. Matheus,

    Obrigado pelos elogios. Espero novas visitas. Sempre posto sobre os filmes que assisto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Pek,

    Gostei muito de Persona. Já disse aqui meus 5 diretores prediletos. bergman não está entre os cinco, mas se eu ampliar para 10, com certeza ele figurará.

    Bjs.

    ResponderExcluir