Um pouco de tudo do que curto: cinema, tv, teatro, artes plásticas, enogastronomia, música, literatura, turismo.
Pesquisar este blog
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
ADEUS 2009 - FELIZ 2010!
FOGO DE CHÃO
CASA LISBOA
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
EM TERRAS BAIANAS
MAIS FILMES
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
domingo, 27 de dezembro de 2009
sábado, 26 de dezembro de 2009
SÁBADO EM FAMÍLIA
De noite, mais programa família, já que minha afilhada e sobrinha também aniversaria no mesmo dia de minha mãe. Completou três anos. Cada dia mais desinibida, tirou várias fotos comigo. O motivo da festa foi princesas da Disney. A fantasia de minha sobrinha era de Branca de Neve. Muito calor na noite de BH, mesmo com chuva. A festa acabou perto de meia noite, quando voltei para a casa de meus pais. Sábado totalmente família.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
NATAL
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
O PODEROSO CHEFÃO
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
FELLINI 8 1/2
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
A REGRA DO JOGO
Na noite de terça-feira, dia 22/12/2009, vejo o classificado em oitavo lugar. A Regra do Jogo (La Règle du Jeu), de Jean Renoir, produção francesa de 1939. O próprio diretor aparece em um papel importante na trama. Muito cultuado, não conhecia este filme. Trata-se de uma visão da sociedade francesa às vésperas da Segunda Grande Guerra, especialmente a questão das classes sociais. A burguesia se diverte e tem seus romances e traições em um castelo, com os empregados trabalhando para que a diversão seja completa. Até a caçada de coelhos e faisões na propriedade é um teatro armado, com os empregados saindo batendo nos arbustos e árvores, fazendo com que os animais corressem para uma área descampada onde os ricos e suas espingardas estavam estrategicamente colocados. Tiros certeiros e animais mortos. Os ricos não se dão ao trabalho nem de recolher a caça, papel desempenhado pelos subalternos. Um fato interessante é que as traições e romances acontecem no seio de cada classe social isoladamente, mas com semelhanças, mostrando que neste aspecto, todos os humanos são iguais. O filme traz inovações para a época, como as tomadas externas (característica do diretor). As cenas de caça são reais. Não havia a consciência em prol dos animais que vigora em nossos dias. Assim, há uma matança generalizada. Há uma cena que mostra claramente o momento de agonia de um coelho até seu último suspiro. Vendo os extras do dvd, fiquei sabendo que Robert Altman fez sua leitura do enredo ao filmar Assassinato em Gosfard Park. Gostei médio.
LAWRENCE DA ARÁBIA
Adorei ter visto novamente.
ALMOÇO FRUSTRADO
domingo, 20 de dezembro de 2009
O ENCOURAÇADO POTEMKIN
sábado, 19 de dezembro de 2009
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
AMOR, FESTA E DEVOÇÃO
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
DURO DE AGUENTAR
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
TERÇA DE MOLHO
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
PAS DE DEUX
sábado, 12 de dezembro de 2009
ATIVIDADE PARANORMAL
CAFÉ COM VINIL
O ESTRANGEIRO
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
VEGA SICILIA UNICO 1986
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
domingo, 6 de dezembro de 2009
KAÁ
L'ATELIER SÃO PAULO
sábado, 5 de dezembro de 2009
SÁBADO EM SÃO PAULO
Saímos do restaurante e fomos direto para o piso do cinema. Guichê especial para clientes do cartão de crédito que possuo. Lugar marcado. O filme escolhido, cujo ingresso será mostrado no check out do hotel para garantir a diária cultural, é o novo trabalho de Pedro Almódovar, Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos), produção espanhola de 2009. No elenco a sempre bela Penélope Cruz. Gosto de todos os filmes de Almódovar e com este não foi diferente, embora tenha achado o mais triste de todos. Penélope Cruz está, na maioria das cenas, com semblante triste ou preocupado. A história é de superação, mas feridas abertas vão ficando ao longo do caminho. Há um filme dentro do filme. Fiquei muito curioso, pensando se veríamos na tela o desfecho do filme Garotas e Maletas, cuja atriz principal, Magdalena, é vivida por Cruz. Os elementos característicos dos filmes do espanhol estão presentes: cores vibrantes no filme que está sendo rodado, atrizes preferidas do diretor, religião, homossexualidade, paternidade desconhecida, a paixão, o sexo. Gostei bastante.