Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O CASAL DE DEUS - LOURDES E WALDOMIRO


O Casal, 2013, quadro pintado pelo casal de artistas da exposição. À esquerda está a pintura de Lourdes de Deus e à direita, a de Waldomiro de Deus.

Aproveitando que eu estava no Museu Nacional dos Correios, onde fui conferir a exposição A Sagrada Família, resolvi ver as demais mostras temporárias que ocupavam os outros andares do museu. Assim, fui para o quarto andar, onde tinha lugar O Casal de Deus - Lourdes e Waldomiro. O casal tem em comum, além do sobrenome Deus e de serem casados, o gosto em pintar. Filiam-se à arte naif, utilizando os planos chapados, sem perspectivas de profundidade, e as cores vibrantes. Mas eles vão além disto e dão toques distintos às suas pinturas. Lourdes mostra as festas populares e a natureza florida, enquanto Waldomiro prefere retratar o cotidiano, com uma visão crítica bem interessante, o que fica evidente em um quadro  de 2007 chamado O Acidente no Metrô Pinheiro, quando ele retrata carros sendo engolidos pelo buraco que se formou quando da construção da linha amarela do metrô de São Paulo. O ambiente não era bem iluminado, o que prejudicou as fotos, permitidas desde que sem o uso do flash, uma vez que o foco não iluminava de forma uniforme os quadros. Não conhecia o casal e mesmo não sendo um estilo que eu curta, gostei dos quadros, especialmente os de Waldomiro.


Lourdes de Deus retrata a festa de Parintins. De um lado, o Boi Garantido, com sua característica cor vermelha. Do outro, o Boi Caprichoso, com o azul que lhe é característico.


O Acidente no Metrô Pinheiro, 2007


artes plásticas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário