Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SALVE GERAL



Com as dores devidamente controladas pelos medicamentos, acordei melhor disposto nesta segunda-feira, último dia de folga antes da volta ao trabalho. Consulta marcada com oftalmologista, grau aumentado para hipermetropia. Amoço com meus pais e saio para conferir o filme Salve Geral, de Sérgio Rezende, produção brasileira indicada como representante do Brasil na corrida pelas cinco indicações de melhor filme estrangeiro no Oscar 2010. Gostei do filme. Roteiro bem feito, com excelentes interpretações do elenco de apoio, quase todos figuras do teatro paulistano. Eucir de Souza, um dos artistas preferidos de Pek (blog Insensatez), está ótimo, fazendo um dos "capos" dos bandidos. Já li várias críticas sobre o filme, algumas falando bem e outras criticando ser mais um a explorar a violência urbana brasileira. O filme é bem feito, com ótimas cenas de ação, com um roteiro adequado para uma ficção que tem fortes elementos da realidade, pois trata de um episódio recente da violência ambientada em São Paulo, quando uma facção criminosa paralisou a maior cidade brasileira no Dias das Mães em 2006. Andrea Beltrão é o nome mais conhecido do elenco. Ela interpreta uma mãe de classe média que faz de tudo para tirar seu filho da prisão, inclusive flertando, em ambos os sentidos, com o crime organizado. Achei interessante ver Andrea Beltrão em papel dramático, pois tenho ela associada a comédias televisivas. Sei que ela fez um filme recente, Verônica, também em papel dramático, mas este eu não assisti. O ator Lee Thalor é ótimo. Já o tinha visto em uma peça, Quaderna, no Cena Contemporânea, festival de teatro de Brasília, na qual ele fazia o papel principal e arrasava. Futuro promissor no cinema. Juliano Cazarré é outro ator que considero com grandes possibilidades de estourar no cinema nacional. Em Salve Geral, faz um papel pequeno, mas marcante, especialmente na composição visual da personagem. E Denise Weinberg dá um show como a "advogada" dos criminosos. Creio que o filme seja um bom concorrente a uma das cinco vagas para estar na festa de entrega do maior prêmio do cinema americano em 2010 e na onda de ventos a favor para o Brasil, quem sabe vem aí nosso primeiro Oscar?

6 comentários:

  1. Que bom que finalmente assistiu ao Salve Geral.
    E André, Denise e Eucir arrasam, né?
    Veja o Verônica. É bem legal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    Vou ver Verônica em casa, pois acaba de ser lançado em DVD. Você quer dizer Andrea arrasa não é?, pois não há nenhum ator André no filme. Gostei também do Thalor. Você leu a crítica do Rubens Ewald?

    ResponderExcluir
  3. Sim, queria dizer Andréa.
    Li a crítica do Rubens sim.
    Ele é mais um tantão de gente arrasou com o filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li a crítica do Ewald Filho, mas se o filme entrar para a lista dos concorrentes ao Oscar de filme estrangeiro, ou ainda, se vier a ganhar a estatueta, é claro que ficarei feliz, mas poderíamos ter sido melhor representados na telona com Central do Brasil ou Cidade de Deus, filmes, na minha opinião, acima do bem e do mal.

    ResponderExcluir
  5. Pek,

    Eu sei que um tantão de gente arrasou com o filme, mas outros tantos que adoram o filme. E Sérgio Rezende não é bem visto pela crítica brasileira.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Laerte,

    Gostei muito de Salve Geral. Central do Brasil é um dos meus filmes preferidos. Gosto de Cidade de Deus também, mas hoje a minha torcida está com Salve Geral, pois os outros já tiveram seus momentos e águas passadas não movem moinho.

    Um abraço.

    ResponderExcluir