Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

RESTÔ IPANEMA - GASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO (RJ)


Em minha última viagem ao Rio de Janeiro, Vera, minha amiga de Brasília que também lá estava, me convidou para almoçarmos em uma sexta-feira ensolarada. O local onde marcamos, onde nenhum dos dois conhecia, foi o ótimo bistrô Restô Ipanema (Rua Joana Angélica, 184, Ipanema). Marcamos de nos encontrar às 14:30 horas. O restaurante fica em um sobrado na esquina da Rua Nascimento Silva e funciona de meio dia até o último cliente, sem interrupções, tornando-se uma boa opção para quem gosta de almoços tardios. Segundo informações do garçom que nos atendeu, o horário noturno é bem concorrido, com lista de espera. Para quem fica na fila, existe a opção de experimentar os vários drinques do menu, esperando no bar que fica à direita de quem entra. A maior parte das mesas fica no piso térreo, em um salão com imensas janelas abertas para a rua, garantindo um agradável clima no local. Apesar das janelas serem grandes, com ampla visão da rua, não há muito barulho. Enquanto lá ficamos, nem parecia um dia útil nas proximidades da movimentada Praça Nossa Senhora da Paz. Há mesas também no segundo piso, em menor número, onde também ficam os banheiros. Quando subi a escada que dá acesso ao piso superior, fiquei observando os vários objetos e fotos que compõem a decoração, todos com um ar retrô, nos remetendo às décadas de setenta e oitenta. Disquinhos coloridos de vinil com histórias infantis me chamaram a atenção, fazendo-me recordar de minha infância quando neles ouvi a história da Dona Baratinha ou de Pedro e O Lobo. Um mapa da cidade do Rio de Janeiro datado dos anos oitenta também faz parte da decoração retrô, assim como o tampo das mesas, com várias colagens de ilustrações da época, protegidos por um vidro transparente. Voltando à minha visita ao restaurante, quando lá cheguei minha amiga já estava sentada bebendo um drinque muito bonito. Ela me disse que era ótimo. Segui sua dica e também pedi um Lemon Grass Lemonade, uma mistura de vodca, suco de limão siciliano, club soda e caule de capim limão cortado em rodelas bem pequenas. Vem enfeitado com uma fatia de toranja. Refrescante, próprio para um dia quente como aquela sexta-feira. Sentado, observei que todas as mesas estavam ocupadas no salão principal. O público era majoritariamente feminino. Eu e um senhor éramos os benditos frutos entre as mulheres! Mais tarde, dois jovens aumentaram a exceção. Antes de minha chegada, minha amiga já havia comandado uma entrada. Ótima escolha. Apreciamos o Champignon do Coringa (cogumelos portobello recheados com uvas cobertas com queijo de cabra em crosta de queijo parmesão e amêndoas), uma entradinha deliciosa e diferente. O cardápio tem muitas opções, inclusive com menus executivos para o almoço dos dias úteis. A combinação dos menus fica a cargo do cliente e recebem nomes em diminutivo, especificando previamente a quantidade a ser servida, mas também dando um charme especial aos pratos. Minha escolha foi pela trinca entradinha + comidinha + sobremesinha. Garanto que qualquer combinação em trinca satisfaz até um glutão como eu. A entrada consistiu de duas peças de bruschetta em pão italiano cobertas com figos frescos com queijo de cabra regados com mel de tomilho. Esta entrada é acompanha por uma mini salada de folhas verdes. Frugal, mas com sabor marcante. Em seguida, o prato principal, um risotinho de beterraba. A apresentação já garante um sorriso nos lábios. A cor forte da beterraba envolve todo o arroz arbóreo, em cozimento no ponto certo, contrastando com o branco do bowl na qual é servido. O risotinho tem pedaços de nozes, com toques de endro (alguns gostam de falar aneto e outros dill, mas tudo é a mesma erva), encimado com três pedaços de um cremoso queijo de cabra. O sabor adocicado da beterraba fez a diferença neste inusitado risoto. Vera também optou por um risoto, o risotinho de rabada. Estava tão aromático e bonito que não resisti e peguei uma garfada para experimentar. Já entrou em minha lista para uma outra oportunidade no Restô Ipanema. Fechando a trinca, veio um escondidinho de goiabada com queijo, selado com uma calda de açúcar queimada, como em um creme brulé. Uma sobremesa criativa onde chocolate e sorvete passaram longe. Veio em tamanho ideal para quem quer comer um doce e não se arrepender depois. Gostei muito. Palmas para o chef Tande Bittencourt. Finalizamos com um café Nespresso. Nem vimos a hora passar, pois quando saímos, os ponteiros do relógio já passavam das quatro horas da tarde. Digno de nota é o atendimento: informal e eficiente. Ótimo almoço com ótima companhia.



Entradinha: bruschettas de figo fresco e queijo de cabra


Risotinho de beterraba


Escondidinho de goiabada com queijo


Detalhe da mesa


Restô Ipanema

Gastronomia Rio de Janeiro (RJ)

3 comentários:

  1. Ué, cadê as observações do blogueiro??? O lugar parece bem legal. A comida é pra quem tá de dieta, tô errado?

    ResponderExcluir
  2. Digitei o texto e publiquei, mas alguma coisa aconteceu que ele não saiu. Agora já está na íntegra. Quanto à comida, há opções para quem come menos, as tais comidinhas, mas também há pratos principais em tamanhos normais.

    Abçs

    ResponderExcluir