Pesquisar este blog

sábado, 26 de novembro de 2011

DOM FRANCISCO - 402 SUL - GASTRONOMIA EM BRASÍLIA (DF)

DOM FRANCISCO - 402 SUL




Endereço: SCLS 402, Bloco B, loja 5, Asa Sul.

Especialidade: carne e bacalhau.

Ambiente: moderno, com três salões, além de um bar na entrada, usado para quem fica em fila de espera nos dias mais movimentados. Sentamos no primeiro salão, em mesa para quatro pessoas, próximo ao belo biombo de madeira escura que separa os dois salões maiores.

Serviço: muito bom. Os garçons são antigos na casa, conhecendo profundamente o cardápio, os clientes mais frequentes. Todos são prestativos. Mesmo com a casa cheia, nossos pedidos não demoraram e chegaram conforme foi solicitado. O sommelier é simpático, sabe toda a carta de vinhos, muito variada por sinal. Ele sempre está pronto para indicar o melhor vinho para harmonizar com os pratos pedidos na mesa. A casa oferece manobrista sem custo adicional para o cliente.

Quando fui: almoço do dia 20 de novembro de 2011, um domingo chuvoso.

O que bebi: uma caipiroska de lima da pérsia. O garçom me perguntou se preferia vodca nacional ou importada e se queria que já viesse adoçada, mostrando que o serviço é um dos diferenciais da casa. Preferi eu mesmo adoçar na mesa, com adoçante. Vodca nacional. Estava bem feita. Ao ser perguntado por mim, o garçom disse que só havia três sabores para a caipiroska: limão, lima da pérsia e abacaxi. Sei que o forte da casa são os vinhos e realmente quase todas as mesas estavam bebendo tintos e brancos, mas outras frutas poderiam fazer parte do portfólio de roskas.

O que comi: segui os amigos na entrada. Pedimos oito unidades de bolinho de bacalhau. Vieram bem sequinhos, em cor morena. Não gostei do sabor, achei insosso. Meus amigos gostaram e comeram tudo, inclusive o meu. Já como prato principal, embora com uma carta com muitas opções de carnes e bacalhau, famosos em Brasília, resolvi variar um pouco, ordenando um galeto assado acompanhado de fettuccine ao creme de ervas e tomate concassé. Quando o prato chegou à mesa, exalando um perfume fantástico, despertou a vontade nos amigos, além de deixar minhas papilas gustativas em estado de alerta para o sabor que viria a seguir. Bem temperado, temperatura ideal, carne muito macia, o galeto se mostrou uma excelente pedida. Além do ótimo sabor, o creme que envolve a massa é leve, perfumado, muito saboroso. Ao final, ficou aquela sensação de quero mais na boca. Para finalizar o almoço, pedi um creme brulée. Ele vem em tamanho ideal para partilhar com alguém na mesa e foi o que fiz. Como deve ser feito, o garçom usou o maçarico na mesa, em minha frente, quando pude observar a crosta ir ficando cristalizada e queimada, contrastando com o interior, bem leve. Talvez fosse necessário um tempo um pouquinho maior no fogo do maçarico, pois a massa mais ao fundo do ramequim ficou muito fria, quase um gelo. No entanto, este detalhe não prejudicou o sabor, que estava muito bom. Finalizamos com um café Nespresso. No meu caso, pedi um descafeinado.


galeto assado acompanhado de fettuccine ao creme de ervas e tomate concassé


creme brulée


Valor da conta: R$ 344,52, para quatro pessoas.

Minha avaliação nesta visita: + + + 1/2 (tirei meio ponto por causa do bolinho de bacalhau, pois se não fosse a entrada, teria avaliado com 4 +)

Gastronomia Brasília

Um comentário:

  1. Leo, acabo de chegar do almoço no Francisco, mas da Asbac.
    Continuo freqüentando o restaurante para garimpar a carta de vinhos.
    Hoje bebi um Dolceto D'Alba do Renato Ratti por R$ 95,00.
    Da ultima vez um Borgonha Vinhas Velhas do Alberto Bichot também pelo mesmo preço.
    Comi um bife de ancho e Lani uma lagosta, tudo bem interessante.
    Abraço
    Abilio

    ResponderExcluir