Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

GASTRONOMIA NA CIDADE DO MÉXICO - LOS GIRASOLES


LOS GIRASOLES




Endereço: Plaza Manuel Tolsá - Calle Tacuba entre el 8 y el 10 - Centro Historico.

Especialidade: culinária mexicana.

Ambiente: fica em uma casa com dois pisos em frente ao Museo Nacional de Arte. No local funcionava a Casa de Ejercicios do antigo hospital jesuíta San Andrés. Há mesas na varanda, no nível da rua, como também nos ambientes internos, tanto no térreo, onde também fica o bar, quanto no segundo andar, onde ficamos. O amarelo, cor dos girassóis, predomina nas paredes, assim como o azul e o fúcsia. No salão do segundo piso há uma fonte enfeitada com girassóis.






Serviço: muito bom. O garçom que nos atendeu era atencioso, sugerindo pratos tanto para a entrada quanto para os de fundo, indicando quais eram mais bem servidos do que os outros. Já o maitre era mais formal e ficou nos observando desconfiado quando eu tirava fotos do cardápio. Embora não questionasse os motivos, resolvemos explicar o porque das fotos.

Quando fui: almoço do da 31 de outubro de 2011, segunda-feira.

O que bebi: Diet Coke.

O que comi: experimentei duas entradas. A primeira foram dobladitas asadas de quejo y huitlacoche: quesadillas de milho azul recheadas com queijo derretido da região de Oaxaca e huitlacoche (o bolor negro que dá no milho). A massa da quesadilla de milho é algo fantástico, pena que é difícil de encontrar no Brasil, onde a variedade de milho não é grande. O recheio estava leve, saboroso, com gosto de quero mais. A segunda entrada foram tacos de la permanente: tacos recheados com feijão e arrachera picada servidos com dois tipos de molho, um vermelho e outro verde. O diferencial é a massa dos tacos, também feitas de milho. Como prato de fundo, escolhi um pollo con mole poblano, ou seja um peito de frango cozido (ao ordenar, o garçom perguntou se eu queria peito ou coxa e sobre-coxa) com um espesso molho feito com chocolate, pimenta e uma série de ingredientes, salpicado com sementes de gergelim. Acompanhou o prato uma porção de arroz mexicano e uma fatia de banana frita. O sabor é sensacional, mas é bem picante. Não é recomendável para estômagos mais sensíveis. De sobremesa, dei umas colheradas em um pay de pétalos de rosa, uma espécie de cheesecake aromatizado com pétalas de rosa comestível. Valeu pela curiosidade.


dobladita asada de quejo y huitlacoche


tacos de la permanente


pollo con mole poblano


pay de pétalos de rosa


Valor da conta: M 1.580 (U$ 121,50 - R$ 219,00) para quatro pessoas.

Observações: há wi-fi livre para os clientes mediante senha, porém quem fica no segundo piso não consegue acesso. O slogan do restaurante é "dedicados rescate de la alta cocina mexicana" (dedicados ao resgate da alta culinária mexicana).

Minha avaliação: + + + +

Gastronomia Cidade do México (México)

Nenhum comentário:

Postar um comentário