Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

GASTRONOMIA NA CIDADE DO MÉXICO - ASTRID Y GASTÓN

ASTRID & GASTÓN



Endereço: Tennyson 117, esquina com Masaryk - Col. Polanco.

Especialidade: culinária peruana.

Ambiente: Fica no segundo piso de um prédio de esquina. A recepção é no piso térreo. Para acessar os salões do restaurante, sobe-se uma escada. São três ambientes, todos com decoração moderna e iluminação à meia luz. São dois salões e uma varanda. De longe, o ambiente mais agradável é a varanda, onde há uma lareira acesa nas noites frias do outono mexicano. Não ficamos nela pois é o local destinado aos fumantes. Sentamos em mesa para quatro no salão que dá acesso à varanda. Destaca-se a parede com nichos quadrados com iluminação vermelha ao fundo, onde estão garrafas de vinho deitadas, sobrepostas uma sobre a outra, formando pirâmides. A porta toda trabalhada, com motivos geométricos vazados também é um ponto notável da decoração.




Serviço: Muito bom. Garçons eficientes, maitre sorridente e atencioso. Tivemos explicações de tudo que perguntamos sobre o cardápio.

Quando fui: jantar do dia 29 de outubro de 2011, sábado.

O que bebi: a bebida peruana pisco sour. Boa apresentação. Bem feita.


pisco sour

O que comi: o couvert da casa com pães quentinhos e manteiga (horrível a manteiga mexicana!); como entrada, Anticucho de Pulpo Nikei, ou seja, espetinho de polvo marinado em missô coberto com espuma de batata panca. A aparência pode não agradar, mas o sabor é inigualável. Foi uma dica do maitre, que aprovei. Também experimentei a entrada que David pediu: causas com carne de caranguejo e camarões. Apresentação muito bonita e ótimo sabor. Como prato principal, resolvi variar um pouco da carne bovina, pedindo El Atun Y El Camote, atum selado na brasa com crosta de especiarias peruanas em um molho de batata doce em três texturas. Bem apresentado, com um sabor meio adocicado sensacional. Para a sobremesa, nada de experimentações, pedimos um menu degustação para dois com três clássicas sobremesas peruanas: arroz de leche (parecido com nosso arroz doce), suspiro limeña (doce de leite com merengue de vinho do porto) e picarones ao mel de maracujá (uma espécie de sonho), todos servidos em duas pequenas unidades cada um. Antes de chegar à mesa, David comentou que era difícil fazer picarones, pois ele enganava com sua aparência externa, bem tostadinha. Quando comi um pedaço do picarone, senti uma massa crua. David teve a mesma sensação. Só comemos as outras duas iguarias, que estavam ótimas. Recolhendo os pratos, o garçom perguntou se não havíamos gostado dos picarones. Ao saber o motivo, ele chamou o maitre, que se desculpou, perguntando se queríamos outra sobremesa, cortesia da casa. Recusamos a oferta, pois todos estavam bem satisfeitos. Ao receber a conta, o maitre nos informou que não cobraram a sobremesa. Uma bela gentileza, significando que o cliente é respeitado na casa.


Anticucho de Pulpo Nikei


Causas Peruanas


El Atun Y El Camote


Suspiro limeña, picarones e arroz de leche


Valor da conta: M 2.832,44 (U$ 212,04 - R$ 382,00) para quatro pessoas.

Observações: frequentado por pessoas elegantes, inclusive celebridades televisas. É a terceira unidade do Astrid & Gastón que conheci e a qualidade dos pratos e dos serviços são mantidos. As duas outras unidades que já tive a oportunidade de ir são as de Lima,Peru e Bogotá, Colômbia. O proprietário é o famoso chef Gastón Acúrio. Há wi-fi para os clientes, mediante solicitação de senha.

Minha avaliação: + + + + (como é a primeira vez que faço este tipo de resenha, o máximo em minha cotação são 5  +).

Gastronomia Cidade do México (México)

Nenhum comentário:

Postar um comentário