Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

TRIO GASTRONOMIA - GASTRONOMIA EM BRASÍLIA (DF)



Endereço: SCLS 213, Bloco A, Loja 27 - Subsolo, Asa Sul, Brasília, DF (www.triogastronomia.com.br).

Contatos: 61 3346 2845 e contato@triogastronomia.com.br.

Diferencial: a mesa de vidro retangular que acomoda as únicas doze pessoas por vez. A explicação do chef Emerson Montovani sobre cada prato e a respectiva harmonização com vinho ou cerveja é um dos destaques da casa.

Especialidade: cozinha de autor, sob o comando do chef Emerson Montovani. Não há cardápio fixo, com variações constantes do que é servido.

Quando fui: jantar do dia 21 de dezembro de 2012, sexta-feira. Éramos doze pessoas, a capacidade máxima da casa. Tínhamos feito reserva antecipadamente. Chegamos pouco antes das 20:30 horas, horário em que o chef começa a servir o jantar harmonizado. Ficamos no restaurante até 23:15 horas.

Serviço: eficiente, sem delongas nem firulas.

O que bebi: água com gás e os vinhos que constavam do menu para o jantar harmonizado. Ao final, um forte café espresso Nespresso.

O que comi: logo que chegamos, o chef nos recebeu pessoalmente. À frente de cada prato havia um pequeno potinho com amêndoas e damascos secos. Foi servida uma taça do espumante brasileiro Don Giovanni Stravaganzza. Os garçons não deixavam a taça ficar vazia, repondo enquanto o espumante foi usado como harmonização para os dois primeiros pratos. Iniciou a sequência um creme de cebola levemente trufado, bem servido em prato de porcelana branca, fundo, permitindo o aroma da trufa dominar o ambiente. Na harmonização com o espumante as notas de tostado se sobressaíram. Em seguida, uma pequena salada de brotos de folhas verdes, tomate cereja e mousse de queijos (levava cinco tipos de queijos, tinha castanha do Brasil em seu interior e tirinhas de bacon bem tostadas por cima), cuja harmonização modificou por completo o paladar, com notas adocicadas aparecendo no espumante. O terceiro prato da noite foi um bacalhau la kama (um tempero marroquino que leva algumas especiarias, como gengibre, pimenta do reino, canela e cúrcuma, muito usado para acompanhar carne de cordeiro). O bacalhau é desfiado e misturado a um purê de batatas, em consistência macia e leve. O tempero marroquino deu um toque adocicado ao prato, facilitando a harmonização com o vinho branco Founders Estate Chardonnay, produzido na Califórnia pela Beringer Vineyards. Veio então o quarto prato da noite, um pernil de cordeiro picado em cubinhos e cozido em vinho tinto, também utilizado para fazer seu molho. Perfume agradável e carne bem macia, penetrada pelo vinho. A harmonização ficou perfeita com o vinho tinto italiano Chianti Da Vinci. Para acompanhar o cordeiro, foi servida, à parte, uma farofa diferente: farofa de pipoca. Todos ficaram curiosos sobre como fazer a tal farofa. O chef nos explicou, dizendo que bastava estourar a pipoca, levá-la, em seguida, a um liquidificador e processá-la. Naquele dia, ele estourou o milho de pipoca com azeite extra virgem e manteiga, liquidificando-a juntamente com ervas finas. Delicioso, leve e com ótima textura no paladar. Finalizamos com a sobremesa, coulis de frutas amarelas com panqueca de queijo italiano. Não era bem um coulis, mas um ensopado de frutas amarelas picadas em cubos. Foi o único prato que não gostei. Achei o sabor das frutas sem graça e o recheio da panqueca muito forte. Para sua harmonização, foi servido o Château Petit Vedrines, feito na região de Sauternes.


creme de cebola


salada de brotos de folhas verdes, tomate cereja e mousse de queijos


bacalhau la kama


picadinho de pernil de cordeiro


coulis de frutas amarelas com panqueca de queijo italiano

Valor individual da conta: R$ 169,00, com tudo incluído – jantar, vinhos, água e café. Não há cobrança de taxa de serviço.

Minha avaliação: * * * *.

Gastronomia Brasília (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário