Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

UMA CARTA PARA MADONNA

Assim que se iniciou a venda de ingressos para os shows da MDNA Tour da cantora Madonna no Brasil, garanti os meus. Escrevo no pural porque comprei ingresso tanto para o show do Rio de Janeiro, inicialmente marcado para sábado, 01º de dezembro, como consta impresso no tíquete, quanto para o primeiro show de São Paulo, no dia 04 de dezembro. Ambos para a pista premium. Passados alguns dias, a data do Rio de Janeiro foi alterada para o dia 02 de dezembro, domingo, no mesmo horário e local, ou seja, 20 horas, Parque dos Atletas, onde aconteceu o Rock in Rio 2011 e o recente show de Lady Gaga, nos quais também marquei presença. Por motivos de trabalho, fiquei impossibilitado de ir ao show de São Paulo, mas não consegui vender meu ingresso. Conferi o aguardado show da turnê mundial mais rentável de 2012 somente no palco montado no Parque dos Atletas, no longínquo bairro do Recreio dos Bandeirantes. Cheguei ao Rio de Janeiro na noite de sexta-feira, dia 30 de novembro, para aproveitar o final de semana. A previsão do tempo indicava possibilidades de chuva para a noite do show. Assim, uma bota impermeável  e uma capa de chuva seriam essenciais. Levei a bota, deixando para comprar a capa na mão de algum camelô na porta do Parque dos Atletas. Na manhã de domingo, o Rio de Janeiro amanheceu radiante, com céu azul, poucas nuvens esparsas, uma leve brisa e muita gente nas ruas. Abri uma exceção e fui caminhar no calçadão de Ipanema. Aos domingos, uma das pistas da avenida fica interditada para o trânsito de automóveis, ficando tomada de pedestres que caminham, correm, andam de skate, de patins, conversam, se encontram, todos felizes. Uma turma exibia cartazes oferecendo abraços gratuitos. Tinha gente que parava e abraçava com vontade um dos integrantes desta turma. Outros paravam e tiravam fotos e outros fingiam que nem viam aquela forma de expressão, de comunhão com o próximo. Parei e abracei uma baixinha do grupo. Comecei minha caminhada na altura da Rua Aníbal de Mendonça, indo em direção ao Arpoador. No céu três aviões que rebocam faixas de propaganda, algo bem típico do Rio de Janeiro, levavam faixas alusivas ao show de Madonna, escritas em inglês. Diziam sobre uma carta enorme de fãs para a rainha do pop. Quando cheguei no cruzamento da Avenida Vieira Souto com Rua Joana Angélica, vi o fim de um extenso banner no chão e muitos promotores com a camisa da Renner, loja de departamentos que patrocina a turnê de Madonna no Brasil, chamando as pessoas que passavam para deixar uma mensagem para a cantora. Todos tinham canetas nas mãos. A tal carta enorme que uma das faixas aéreas mencionava estava na minha frente. Fui seguindo meu caminho, margeando a tal carta. Ela reproduzia textos, desenhos e fotos que milhares de fãs postaram no Twiter, todos fazendo referência à Madonna e sua turnê. Este banner acabou por formar a carta de fãs. Muitos pedestres paravam para ler alguma coisa, para tirar fotos, pegavam as canetas e escreviam ou desenhavam mensagens e declarações à cantora. Não parei, embora muitos monitores me abordaram com a caneta em minha direção, convidando-me para escrever qualquer rabisco. A carta terminava, ou começava, dependendo do ponto de referência de cada um, em frente ao Hotel Fasano, onde a cantora estava hospedada. Caminhei até o final da Praia do Arpoador, retornando pelo mesmo caminho de ida. Na volta, não resisti. Dei uma breve parada, peguei uma caneta e escrevi uma frase curta: "Mais um show!", pois seria a segunda vez que veria a cantora ao vivo em solo brasileiro (a primeira foi no início da década de 1990), assinei, registrei em foto, ganhei uma garrafa de água, algo providencial pelo calor que fazia, e segui minha caminhada até o Posto 11, já no Leblon. Quando completei uma hora de exercício, resolvi encontrar meus amigos que estavam na praia, na altura do Posto 10, em Ipanema. Quando eles me viram chegar, nem acreditaram. Fui além, mergulhando nas águas geladas do mar do Rio de Janeiro, algo que não fazia há mais de uma década, me energizando para o show da noite.

show

Nenhum comentário:

Postar um comentário