Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de novembro de 2010

OVERBOOKING

As manchetes dos jornais desta terça-feira estampam que o Governo proíbe o overbooking no final do ano como uma das medidas para evitar o caos aéreo nos aeroportos brasileiros. Overbooking é uma prática entre as empresas aéreas que consiste em vendar mais assentos na aeronave do que a capacidade máxima do avião. Esta prática poderia até ser aceita no passado, quando as empresas permitiam que os consumidores fizessem suas reservas sem prazo para emissão das passagens aéreas. Hoje, quando fazemos uma reserva, os prazos para emissão são exíguos. Assim, todos pagam seus bilhetes antes de voar. A empresa não tem prejuízo, pois já houve o pagamento. Caso não voe, o passageiro pode remarcar seu voo em um prazo determinado, dependendo da tarifa praticada no momento da compra. Esta remarcação está sujeita a taxas e complementação de tarifa. A segurança de que o passageiro que comprou a passagem vai realmente voar é muito grande, não justificando mais esta prática nefasta do overbooking. Os órgãos responsáveis pelo controle da aviação no Brasil deveriam proibir de vez o overbooking, que só traz transtornos para quem viaja, tem o bilhete em mãos e se surpreende ao chegar no balcão da empresa para fazer o check in, descobrindo que não há mais lugar no voo adquirido. Para evitar tais transtornos, procuro fazer o meu check in pela internet (as empresas abrem esta possibilidade 24 horas antes do voo). Quando não é possível, chego bem mais cedo ao aeroporto, garantindo meu lugar no voo.
Vou viajar no dia 28 de dezembro de 2010. Vou chegar cedo ao aeroporto para evitar dissabores.

4 comentários:

  1. Noel,,
    Você que viaja muito, e por isso mesmo conheche vários restaurantes no país - é expert em gastronomia - concorda com o que o Rubens Ewald Filho escreveu no blog dele?

    http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    Acabei de ler o link que você me enviou. Concordo com os elogios de Rubens Ewald Filho quanto aos restaurantes de Natal. Gosto muito do Camarões, que hoje conta com duas unidades na cidade. Há também o diferente Mangai e o tradicional Tábua de Carne, todos ótimos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Noel,
    Mas nem foi isso que quis chamar atenção e sim ao fato dele dizer que é difícil achar bons restaurantes fora do eixo Rio-São Paulo.
    Achei estranho...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Pek,

    Realmente é estranha esta afirmação, pois há ótimos restaurantes em várias cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Muitos são estrelados pelo Guia Quatro Rodas.

    Bjs.

    ResponderExcluir