quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A SAGA PARA CHEGAR AO DUBAI MALL

bilhete de metrô

A quinta-feira, dia 27 de setembro de 2012, foi dedicada ao maior shopping do mundo, The Dubai Mall, com suas 1.200 lojas e muitas atrações. Após mais um excelente café da manhã com iguarias da culinária árabe no Radisson Blu Deira Creek Hotel, pegamos informações junto à concierge como chegar de metrô ao shopping. Ela nos deu uma mapa, indicando a Estação Union, bem perto do hotel, onde pegaríamos a linha vermelha em direção à Jebel Ali, descendo na Estação Burj Khalifa/Dubai Mall. Nesta estação, deveríamos pegar um ônibus ou um táxi para chegar ao centro de compras. Decidimos que pegaríamos o metrô para conhecê-lo, já que tinha lido que ele é um dos mais modernos do mundo. Fomos a pé, em uma caminhada de dez minutos sob o sol forte do meio da manhã, do hotel até a Union, uma estação moderna, com traços futurísticos. Compramos o bilhete simples, só de ida, por DHS 3 (R$ 1,70 ou U$ 0.80). Estação limpa, ampla, com ar condicionado perfeito. Há vagões exclusivos para mulheres e crianças. Também há um vagão vip, no melhor estilo classe executiva. Nosso bilhete não dava direito a entrar no vagão vip. Os vagões são bem iluminados e muito limpos. A Union é uma estação de ligação entre as linhas vermelha e verde. Pegamos o trem da linha vermelha na direção Jebel Ali, descendo na sétima estação seguinte. Assim que o metrô sai da área mais antiga da cidade, ele passa a ser de superfície, em pista elevada, possibilitando apreciar a paisagem, dominada por prédios altos e modernos. Seguindo a informação da concierge, descemos na Estação Burj Khalifa/Dubai Mall. Não dava para ir a pé o restante do caminho. A ideia era sair da estação e tomar um táxi, mas quando saímos, notamos que esta opção seria difícil, pois não havia ponto de táxi e em frente ficava uma via expressa, sem possibilidades de parar um carro. Tínhamos que esperar algum táxi chegar com passageiros ou seguir a multidão que saía do metrô e esperar um ônibus para o shopping. Foi o que fizemos. Não havia fila, mas sim um aglomerado de pessoas que iam chegando a todo o instante. Veio o ônibus. Fomos um dos primeiros a entrar pela porta da frente. Parei em frente ao motorista e perguntei o valor da passagem. Ele disse que não vendia bilhetes dentro do ônibus. Vi que as pessoas nos observavam com cara feia e, para piorar, eu estava na área do ônibus reservada para mulheres e crianças. Descemos para buscar onde comprar os bilhetes. Neste momento, um táxi deixou uma passageira. C, S e D aproveitaram a oportunidade e entraram no táxi. Eu e V ficamos a ver navios. Como nenhum outro passava e tinha mais gente querendo um táxi, voltamos para dentro da estação do metrô, onde parei na primeira lanchonete, perguntando onde comprar o bilhete do ônibus. Para nossa surpresa, ele disse que nosso bilhete de metrô servia para o ônibus, sem nenhum acréscimo. Voltamos para o ponto, esperamos o próximo ônibus, entrei pela porta traseira para não pagar novo mico de ficar em área restrita a mulheres e crianças, quando fui acompanhado por V. Chegamos ao The Dubai Mall, indo direto para o Dubai Aquarium, local que havíamos combinado de nos encontrar. Começava o nosso dia no maior centro de compras do mundo.