Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DE BRASÍLIA PARA SAN JOSÉ - COSTA RICA


Viajei para San José, capital da Costa Rica, para participar de uma oficina de trabalho organizada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como evento preparatório para a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, que acontecerá em outubro no Brasil. A oficina ocuparia dois dias inteiros, 21 e 22 de fevereiro, mas como o Brasil sediará o grande evento internacional, minha participação começou antes, no início da noite do dia 20 de fevereiro, junto com os organizadores da oficina da OEA. Desta forma, tive que pegar um voo da Copa Airlines saindo de Brasília às 02:29 horas da madrugada do dia 20, fazendo uma conexão na Cidade do Panamá. Após receber quatro e-mails da companhia aérea quase que me obrigando a fazer o check in antecipado, acabei por fazê-lo quatro horas antes do horário previsto para o embarque. Ainda estava em casa, utilizando a internet para realizar o check in. Imprimi meus cartões de embarque. Aproveitei para ligar para a Copa Airlines para alterar o voo da volta, pois queria aproveitar o final de semana e mais três dias de folga de 2012 que ainda me restavam tirar para conhecer a capital da Costa Rica e passar dois dias no Panamá. Tinha tentado fazer isto quando me entregaram o bilhete aéreo, mas ao chegar na loja da companhia no aeroporto de Brasília, não consegui fazer as alterações, pois a atendente informou que se tratava de uma passagem emitida por agência de viagens para o governo, motivo pelo qual só a agência poderia alterar. Ela foi muito gentil, informando que se eu voasse o trecho de ida, conseguiria fazer as alterações quando chegasse na Costa Rica, mas que haveria uma cobrança pelas mudanças. Já que estava na loja, pedi para ela marcar todos os assentos sempre no corredor. Com o check in feito, liguei para a companhia aérea. A pessoa que me atendeu disse a mesma coisa que a senhora da loja. Aleguei que já tinha feito o check in, que voaria dali a quatro horas e que, naquela altura, a agência de viagens estava fechada. Ele então me atendeu, alterando as datas e fazendo a parada na Cidade do Panamá. Como a tarifa usada na volta era cheia, só teria que pagar a taxa de embarque do aeroporto do Panamá, R$ 82,01. O pagamento só poderia ser feito no balcão de check in no aeroporto, antes de eu despachar a bagagem. Cheguei ao aeroporto pouco depois de meia noite. Havia uma pequena fila nos balcões da companhia aérea. Esperei minha vez, mas quando o atendente viu que eu tinha que pagar a tal taxa, ele estava sem a máquina do cartão de crédito, me enviando para outro balcão. Uma atenciosa mulher me atendeu, fazendo a cobrança e ainda alterando novamente o trecho San José-Cidade do Panamá, pois o call center tinha me colocado em um voo que saía às 06 horas da manhã e meu check in no hotel na capital panamenha só poderia ser feito após 15 horas. Ela me colocou em um excelente horário, 11:15 horas da manhã. O curioso nos balcões da companhia era que a maioria dos passageiros chegava com o cartão de embarque impresso em casa, mas os atendentes ignoravam o papel e imprimiam novamente. Disse para a mulher que me atendia que não conseguia entender aquela dinâmica. A companhia enviava vários e-mails até fazermos o check in antecipado e no aeroporto a mesma companhia adotava outro critério. Mesmo com uma resposta alegando um melhor controle, fiquei sem entender este paradoxo. Com tudo pronto, fui para o portão de embarque internacional, mas em Brasília não se entra a qualquer hora na sala de embarque internacional. Somente uma hora e meia antes do voo. Assim, esperei por vinte minutos até poder entrar, passar pelo controle de raio X, pela imigração e comprar uma água para beber. A pequena loja do duty free só foi abrir às 01:45 horas, bem perto do horário da decolagem. O voo saiu no horário marcado e estava quase lotado. Tive a sorte de não ter ninguém na cadeira do meio, facilitando para que eu pudesse esticar as pernas e conseguisse dormir um pouco. O atendimento da companhia aérea é muito bom. O voo transcorreu bem tranquilo, com um serviço de bordo logo no início com snacks e um bom café da manhã antes de chegarmos na Cidade do Panamá. Chegamos no horário previsto. A maioria dos passageiros faria conexão ali, muitos para México e Estados Unidos. O Aeropuerto Internacional de Tocumen está em processo de ampliação, já mostrando uma cara bem melhor do que da última vez que por lá passei, em outubro de 2011. Andei um pouco até o novo portão de embarque. Entre a minha chegada e o novo voo, apenas uma hora e quinze minutos. Aproveitei que o aeroporto tem serviço gratuito por duas horas de internet sem fio e naveguei na internet e nas redes sociais. Chamada para o embarque no horário. Eram 06:30 horas, horário local, duas horas a menos do que em Brasília. Avião moderno da Embraer. Voo lotado. Trajeto durou 01:15 horas. Aterrissamos no Aeropuerto de San José às 08:15 horas, horário local, três horas a menos do que em Brasília. O controle de imigração fica em um amplo espaço, com vários guichês funcionando, o que confere agilidade ao passageiro. Assim que passei pelo controle de passaporte, fui fazer câmbio, mesmo sabendo que os guichês de aeroportos são menos favoráveis. Quando terminei, minha mala já passava pela esteira. Ao sair, um senhor já estava a postos com uma placa com meu nome, pois tinha contratado o serviço de transporte junto ao Hotel Radisson Europa, onde tinha reserva para cinco noites, mesmo local onde aconteceria o evento internacional. O transporte privativo me custou U$ 27, que pedi para lançar na conta de meu apartamento. O trajeto durou cerca de trinta minutos. Fui em uma van enorme. No hotel, tudo já estava preparado. Foi chegar, apresentar o passaporte, o cartão fidelidade do hotel, fazer uma pré-autorização em meu cartão de crédito e pegar a chave do apartamento. O hotel é grande, com seus quartos espalhados horizontalmente em quatro andares. Andei muito até chegar ao meu quarto, onde desfiz as malas e fui decidir o que fazer até o início da noite. Peguei o guia da Costa Rica que trouxe comigo, verificando que praticamente todos os pontos turísticos da cidade estavam situados perto do hotel. Coloquei um boné, tênis e mochila e saí caminhando em direção ao centro. Era o início de uma jornada cheia de atrações interessantes.

turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário