Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GASTRONOMIA EM SAN JOSÉ (COSTA RICA) - LUKAS



Endereço: Calle Blancos, Local 1, Centro Comercial El Pueblo, San José, Costa Rica.

Contatos: 506 233 2309



Diferencial: a localização, pois fica em um centro comercial com arquitetura que remete aos pequenos povoados coloniais da América Latina.

Especialidade: é uma steak house, com alguns pratos típicos da Costa Rica.

Quando fui: almoço do dia 23 de fevereiro de 2013, sábado. Estava sozinho. Cheguei após 14:30 horas, quando o local já estava bem vazio. Monitores de televisão exibiam um jogo de futebol de times europeus.

Serviço: bom, com garçons atentos e cordiais.

O que bebi: duas garrafas de vidro de Coca Cola Light (290 ml cada uma), com um copo com muito gelo.

O que comi: aceitei o couvert, cortesia da casa, que consistia de uma porção de chips mexicanos com três molhos: salsa verde, pico de gallo e salsa roja, esta última, bem picante. De entrada, fui de ceviche mixto ($ 4.930). O pedido chegou rapidamente à mesa com uma bela apresentação. Trata-se de um ceviche de camarões e corvina, servido sobre uma folha de alface (muito comum esta composição na Costa Rica), tomate e pimentão. Ao lado do prato, um pacote de biscoito salgado. O leche de tigre é levemente adocicado, com muita cebola roxa picada em tiras bem finas. Estava muito bom. Em seguida, pedi o prato principal, escolhendo entre os itens do cardápio da culinária tica (nome dado à culinária costarriquenha). Minha escolha foi um lomo a la tica ($ 8.650) – lomo encebollado, gallo pinto, picadillo y maduros em miel. O prato é muito bem servido. Contra-filé grande, suculento, devido a capa de gordura, bastante acebolado, que estava bem macio e no ponto que pedi. Os acompanhamentos fazem uma mistura de sabores, pois o gallo pinto é uma espécie de mexido de arroz com feijão preto, pimentão picado bem fininho, cebola também em cubos pequenos, azeite e um tempero tico. Fica levemente tostado. Muito gostoso. O picadillo nada mais é do que batata cozida, cortada em cubos pequenos, levemente dourada no óleo. Em um potinho separado vem o maduro em miel, ou seja, banana bem madura, cortada em rodelas finas, cozidas e regadas com mel. Gostei da mistura de aromas e sabores.


chips mexicanos com três molhos: salsa verde, pico de gallo e salsa roja


ceviche mixto


lomo a la tica
Valor individual da conta: $ 17.000 (U$ 34).

Minha avaliação: * * * 1/2. Local agradável, bom atendimento e comida gostosa.

Gastronomia San José (Costa Rica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário