Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CONTOS DE AREIA - 70 ANOS DE CLARA NUNES


Os primeiros shows que fui neste ano de 2012 aconteceram no CCBB de Brasília, dentro do projeto Contos de Areia - 70 Anos de Clara Nunes que teve lugar no Teatro I daquele centro cultural durante o mês de janeiro. Foram seis shows, dos quais vi dois. Confesso que comecei a gostar de Clara Nunes recentemente, quando ouvi um especial no rádio. Acabei por comprar um cd duplo com os sucessos desta sambista nascida em Minas Gerais. Quando li sobre o projeto, tratei de comprar ingressos para os dois shows que coincidiam com a minha estadia na cidade. Cada ingresso custou R$ 3,00 (meia entrada), motivo pelo qual as sessões estavam sempre lotadas. Todos os seis shows tinham dois intérpretes desfilando o repertório de Clara Nunes, sempre acompanhados pelo mesmo time de músicos, liderados por Luís Felipe de Lima, um dos idealizadores do projeto. Fora os shows, ainda houve uma mesa redonda com Hermínio Bello de Carvalho, Nei Lopes e Vagner Fernandes. Durante cada espetáculo, projeções com depoimentos de gente que conheceu a cantora mineira ou que se lembrava dela passavam entre um bloco e outro. Os shows foram:

1) Monarco e Verônica Ferriani.
2) Joyce e Teresa Cristina.
3) Délcio Carvalho e Maíra Freitas.
4) Nei Lopes e Nilze Carvalho.
5) Mariene de Castro e Pedro Miranda.
6) Elton Medeiros e Fabiana Cozza.

Vi os dois primeiros.

Monarco e Verônica Ferriani



O show começou com Verônica Ferriani, uma sambista paulistana da nova geração. Foi a segunda vez que a vi no palco. Voz gostosa, leve, disse que se tornou sambista ao ouvir Clara Nunes, embora quando nasceu, a homenageada já tinha morrido. O show foi dividido em quatro blocos. No primeiro, Ferriani cantou quatro músicas, sendo muito ovacionada pela plateia. Em seguida, foi a vez de Monarco, representante da Velha Guarda da Portela e amigo de Clara, ser aplaudidíssimo quando cantou sucessos da cantora de sua autoria, como Jardim da Solidão e Rancho da Primavera. Entre uma música e outra, ele contava casos sobre Clara Nunes. O terceiro bloco teve Verônica novamente com mais sucessos da mineira, como a linda Menino Deus. A quarta parte do show foi a vez dos dois juntarem as vozes e colocarem a plateia para cantar e dançar. Belo show.

Joyce e Teresa Cristina



Sou fã de Teresa Cristina, tendo ido em quase todos os shows que ela fez em Brasília. Joyce sempre esteve no meu toca discos, mas nunca a tinha visto nos palcos. Foi a minha chance de vê-la. Achei ótimo. Ela era amiga e vizinha de Clara Nunes e Paulo César Pinheiro, o que possibilitou bons casos durante o show. A estrutura da apresentação foi a mesma do show anterior, dividido em quatro blocos. Destaque para as interpretações dos sucessos Morena de Angola, em versão mais cadente, Novo Amor, ambas de Chico Buarque, e Embala Eu, de Clementina de Jesus, com a qual Joyce e Teresa Cristina fecharam o ótimo show.



Pena que não pude ver os outros quatro shows, pois soube por amigos que foram tão bons quanto os que assisti.

música
show

Nenhum comentário:

Postar um comentário