Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

INÍCIO DAS FÉRIAS 2012 (1º PERÍODO) - SANTIAGO, CHILE

Enfim, férias. Tirei doze dias a partir de hoje, 13 de fevereiro. Farei um recorrido por Santiago, Punta Arenas, Patagônia, Ushuaia e Buenos Aires. Calor, frio e calor, nesta ordem, me aguardam. Tive que fazer uma mala com roupas de verão e de inverno, o que pesou além do que eu queria, 19,5 quilos. Fiz a mala por três vezes no domingo até que tudo coubesse adequadamente em uma de tamanho médio. Dormi mal, como sempre acontece comigo quando tenho que levantar cedo no dia seguinte. Coloquei o relógio para despertar às 06:15 horas, mas às 05:50 horas estava desperto. Desliguei o relógio, virei para o lado e dormi, acordando de supetão às 7 horas. Tive tempo apenas de levantar, tomar um rápido banho, colocar as últimas coisas na mala e sair para o aeroporto, onde ainda tinha que fazer check in, pois o preço do bilhete não me permitia marcar assento antecipadamente, somente no aeroporto. Voo marcado para 9:15 horas. Ric e Getúlio me levaram ao aeroporto. Chovia levemente em Brasília. Não havia ninguém nos balcões da TAM. Fui rapidamente atendido. Mala despachada diretamente para Santiago, apesar da conexão em Guarulhos, onde pegaria o voo da LAN das 13:05 horas. Consegui marcar em ambos os trechos assentos no corredor, mais atrás da aeronave, pois a atendente me disse que naquela região não estava cheio. A chance de viajar sem ninguém do meu lado era grande. Após o check in, passei na livraria para comprar uma revista sobre cinema e logo fui para a sala de embarque, pois o horário marcado para entrar no avião era 08:35 horas. Depois que passei pelo controle de raio X, me deu um clique. Olhei os cartões de embarque. O comprovante da bagagem despachada não estava colocado neles. Saí pelo desembarque, voltei ao despacho da TAM, que continuava sem movimento, perguntando à senhora que me atendeu onde estava meu tíquete de bagagem. Ela olhou ao redor do seu computador e o achou pregado na fita adesiva. Aproveitei para perguntar se tinha que passar no despacho da LAN em Guarulhos, recebendo resposta positiva. Fiz tudo de novo para embarcar. O embarque aconteceu na hora marcada, assim como a decolagem. O avião estava bem vazio. O voo transcorreu tranquilo, chegando no aeroporto internacional de São Paulo na hora prevista. Desembarque remoto, ônibus para o saguão de entrega de bagagens do setor doméstico. Como não tinha que pegar a mala, fui direto para a Asa D, onde se localiza o despacho da LAN. Para minha surpresa, o aeroporto estava vazio. Ninguém era atendido nos balcões da companhia chilena. Na verdade, não houve troca do cartão de embarque, mas tão somente coloram a etiqueta de controle da Infraero. Já eram 11:35 h, com o embarque previsto para 12:10 horas. Resolvi entrar logo, mesmo com fome, pois das últimas vezes que passara por Guarulhos, tinha enfrentado filas enormes na Polícia Federal. Desta vez, mesmo tendo apenas duas pessoas atendendo, não fiquei mais do que 10 minutos na fila. Aproveitei o pouco tempo livre para comprar uma capa protetora para meu iPhne no Dufry local. O embarque estava marcado para o portão 16. Um pequeno atraso na chamada para o voo, que estava com bom público, mas não estava lotado. Fui na fileira 26, não tendo ninguém no assento do meio. Na janela, um jovem fazia sua primeira viagem internacional, visivelmente nervoso. Ele ia para o México. Aproveitei para dar algumas dicas de locais obrigatórios para um turista conhecer. A fome apertava e nada de os comissários servirem o almoço. Depois de quase duas horas de voo, que decolou apenas com dez minutos de atraso, o serviço de bordo foi anunciado. Muito lento, especialmente para quem estava atrás e com muita fome. Quando chegou a minha vez, uma decepção, apenas um sanduíche frio, muito ruim por sinal. Ainda bem que tinha uma barra de cereais na bolsa. Quando terminaram o serviço de bordo, o avião passou por uma turbulência, que mexeu muito. Meu estômago revirou. Nova turbulência, desta vez esperada, aconteceu quando atravessamos a Cordilheira dos Andes, quando faltavam apenas vinte minutos para o pouso. Apesar do atraso de dez minutos na decolagem, o pouso aconteceu antes do previsto. Chegamos ao aeroporto de Santiago às 15:50 horas, horário local, uma hora a menos do que o horário de Brasília. Foi tudo muito rápido: o desembarque, a passagem na imigração, onde uma simpática funcionária me atendeu, o câmbio (troquei R$ 400,00 pela cotação de R$ 1,00 = $ 258)  a esteira de recolha da bagagem (a minha mala foi uma das primeiras a sair) e na alfândega, quando todos as malas, bolsas, mochilas, casacos e afns passavam pelo raio X. Logo após a alfândega, antes mesmo de chegar ao saguão de desembarque, há um guichê que vende os trajetos de táxi especial. Estava sozinho, não quis arriscar. Comprei a corrida de táxi até o Novotel Vitacura, onde tinha reserva para quatro noites. Este trajeto me custou $ 19.000 (U$ 40). Foi pagar, pegar o comprovante, procurar a saída 4, onde vários motoristas de táxi especial aguardavam com uma placa. Um deles viu o meu comprovante de pagamento nas mãos, me levando até o seu carro. O sol rachava no céu azul. O tempo é muito seco nesta época na cidade. A vegetação fica com uma cor acinzentada, como em Brasília no auge da seca. Para minha surpresa, o ar condicionado do carro estava próximo de 30º C. No caminho do aeroporto até o hotel, algo em torno de vinte minutos, tive que pedir para diminuir a temperatura, pois estava assando dentro do carro. O motorista, muito gentil, abaixou na hora. Cheguei ao hotel, apresentei passaporte e o papel da imigração, o que me garantiu a isenção de 19% do IVA por ser turista. Também mostrei meu cartão fidelidade da Accor, categoria Platinum. Pelo cartão, ganhei uma garrafa de 375 ml de vinho tinto da casta carmenère, feito exclusivamente para o hotel. Não demorei nada no check in. Apartamento no sexto piso. Subi, desarrumei a mala, acessei a internet aproveitando o wi-fi gratuito, tomei um bom banho relaxante e deitei para descansar um pouco, mas antes liguei, via skype, para o restaurante Puerto Fuy, indicado em todos os guias e revistas sobre a cidade como um dos melhores de Santiago, fazendo reserva para jantar. Fica perto do hotel, cerca de vinte minutos de caminhada. Reserva confirmada para 21 horas. Comecei a parte gastronômica da viagem em grande estilo.

turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário