Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CANTO DAS CANOAS - GASTRONOMIA EM ANGRA DOS REIS (RJ)




Endereço: Praia do Vitorino, Ilha da Gipóia, Angra dos Reis, RJ.

Especialidade: peixes e frutos do mar.
Ambiente: um enorme espaço praticamente na areia da pequena praia, devidamente coberto com estrutura rústica, com troncos de árvores servindo como caibros sustentando o telhado. As luminárias pareciam cestos de palha entrelaçada. Para completar a decoração, panos brancos, estrategicamente colocados, pendem dos caibros. Há mesas na areia, expostas ao sol/chuva, mas a maioria delas fica abrigada das intempéries do tempo. Mesas e cadeiras de plástico não deixam dúvidas que estamos na praia. Cobrindo as mesas, toalhas de plástico amarelo liso ou branco com motivos marítimos em azul. Chega-se apenas de barco ao local, motivo pelo qual, na hora das refeições, uma enorme quantidade deles, de vários tamanhos e tipos, fica ancorada no mar em frente ao restaurante.





Serviço: totalmente informal e confuso nas horas de maior movimento. Uma recepcionista simpática nos conduziu até a mesa que sentamos, mostrando-nos o garçom que arrumaria o local e nos atenderia. Como ele demorava e estávamos em pé, nós mesmos juntamos as mesas para cinco pessoas, retirando a sujeira deixada por quem ocupara o espaço antes de nós. Tivemos que pedir por duas vezes o cardápio. Alguns garçons não sabiam nem sequer o nome do peixe que integrava alguns pratos do cardápio. Não esperava um serviço de primeira, pois o restaurante é de praia, mas a precariedade no atendimento me surpreendeu negativamente.

Quando fui:  almoço do dia 31 de dezembro de 2011, sábado. Éramos cinco pessoas.

O que bebi: água mineral sem gás.

O que comi: pedimos uma porção de pastel de siri como entrada, pois já era tarde, por volta de 16 horas, e estávamos com muita fome. Não demorou a chegar este prato, mas ao invés de somente siri, alguns pasteis eram recheados com camarão. Nada de mais no sabor, mas como a fome era grande, todos foram rapidamente devorados pelos cinco. Como prato principal, resolvemos pedir dois pratos para compartilhar. Fomos pelas indicações que tínhamos lido em guias do local, pedindo uma feijoada de frutos do mar, acompanhada de arroz branco e batata palha, e o prato que leva o nome da casa, o Canto das Canoas: posta de peixe com farofa de camarão assada na folha de bananeira. Cebolas e batatas acompanharam este prato. Ambos são muito bem servidos, em quantidade suficiente para três pessoas. Chegaram fumegantes à mesa em panelas de pedra, daquelas que se usa para servir moqueca. A feijoada era com feijão branco e estava muito bem temperada. Um tanto quente para um dia também quente, embora sem sol. Gostei, mas o peixe assado na folha de bananeira estava infinitamente melhor. Foi sucesso total na mesa. A farofa de camarão foi uma surpresa agradável, com sabor marcante, crocante e molhadinha. Os cinco comeram e aprovaram. Deixamos sobremesa e café de lado, pois era o último dia do ano e uma farta ceia nos esperava no final da noite.


porção de pastel de siri


Canto das Canoas: posta de peixe com farofa de camarão assada na folha de bananeira (com a folha ainda fechada)



Canto das Canoas: posta de peixe com farofa de camarão assada na folha de bananeira (com a folha aberta)



feijoada de frutos do mar

Quanto pagamos: R$ 350,00, valor total para cinco pessoas.


Minha avaliação: +++. Esqueça o serviço, focando apenas na comida.

Gastronomia Angra dos  Reis (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário