Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2022

AUDIBLE

Audible
, 2021, 39 minutos.

Concorrente ao Oscar 2022 na categoria de documentário em curta metragem, tem direção de Matthew Ogens.

O filme acompanha Amaree, adolescente que joga em um time de futebol americano. O diferencial é que ele é surdo, assim como o técnico e todos os integrantes do time. A equipe disputa o campeonato nacional, jogando e ganhando de equipes com jogadores ouvintes. Uma derrota, após mais de 40 vitórias seguidas, fez todo o time se unir mais ainda em prol do objetivo comum, que era superar mais aquele obstáculo e ganhar o campeonato. 

O diretor Ogens intercala momentos da equipe com entrevistas com alguns jogadores, entre eles Amaree, com os pais adotivos de um jogador que se suicidou aos 15 anos devido ao bullying que sofria na escola de ouvintes, e com integrantes dos animadores de torcida, entre eles um adolescente gay, amigo de Amaree, que teve como seu primeiro amor justamente o garoto que se matou.

Embora seja um documentário, nos momentos em que os jogadores estão no vestiário ou em campo, as cenas me pareceram ensaiadas, roteirizadas, nada espontâneo. Era como se o diretor tivesse dirigindo uma ficção.

Essa falta de espontaneidade nas cenas dos times é um ponto que deixa o documentário sem sal, ele não decola, ficando na mesmice até sua conclusão.

O depoimento do técnico, ao final, é bem interessante, pois ele diz que juntos, os garotos superaram os desafios e obstáculos de uma pessoa surda no campo de futebol, mas tinha certeza que enfrentariam obstáculos e preconceitos maiores quando saíssem daquela bolha.

Disponível na Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário