Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2022

PINÓQUIO - CIA PEQUOD


Dei uma breve pausa nos filmes para conferir a estreia da peça Pinóquio no dia 04/03/2022, em cartaz até o final de março, no Teatro I do CCBB BH.

Montagem do grupo de teatro carioca Cia PeQuod, celebrando seus 21 anos de existência, que adaptou para os palcos o texto original de Pinóquio, escrita em 1883 pelo italiano Carlo Collodi. Para quem tiver curiosidade sobre o texto original, há uma adaptação recente (2019), em live-action, para o cinema dirigida por Matteo Garrone. Há também uma aguardada versão em animação dirigida por Guillermo del Toro e Mark Gustafson que estreará na Netflix em 2022.

Eu sempre com cinema na cabeça...

Voltemos à peça. Dirigida por Miguel Vellinho, é uma opereta musical, que mistura circo, drama, mistério e até mesmo nuances de desenho animado, que conta a história do boneco Pinóquio que queria virar um menino. As músicas foram feitas por Tim Rescala, que foi perfeito no encaixe das letras para contar a história em aproximados 100 minutos. Dois instrumentistas executam ao vivo a trilha sonora, acompanhando os atores-cantores.

Foi a primeira vez que vi a Cia Pequod e gostei da performance dos atores e da sinergia que existe entre eles. Por ser ambientada em um picadeiro, os personagens foram caracterizados como palhaços.

Confesso que não gosto de palhaços. Nunca gostei. Acho que tenho algum trauma de infância ainda não identificado. Conheço outras pessoas que também não gostam. Durante a peça, três garotinhas, na faixa etária de 1 a 4 anos mais ou menos, começaram a chorar quando viram alguns dos palhaços em cena. Uma chorava tanto, que a mãe a retirou do recinto.

Independente da caracterização clownesca, a peça é muito boa. Tem uma interessante e necessária mensagem sobre a importância da educação na vida das crianças/adolescentes, e porque não dizer, também dos adultos.

Paguei R$ 15,00 (meia por ter Ourocard) pelo ingresso. Certificação de vacinação completo para entrar no teatro e máscara todo o tempo dentro do centro cultural são exigidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário