Pesquisar este blog

sábado, 6 de junho de 2009

MAIS GASTRONOMIA CARIOCA

O filme que comecei a assistir na parte da manhã terminou já no início da tarde, com minha barriga roncando de fome. Tomei um banho rápido e fui conhecer o restaurante Margutta (Rua Henrique Dumont, 62, Ipanema), bem próximo de onde estou hospedado e que já tinha me sido recomendado por mais de uma pessoa.
14 horas, ninguém no restaurante. Achei estranho. Fui bem recebido e havia uma tropa de garçons para me atender. Todos muito gentis, com atendimento sem exageros. Pedi uma sugestão e a pedida do dia era um risoto de frutos do mar. Aceitei. Também aceitei o couvert, com uma pasta de berinjela bem gostosa (e pensar que só fui gostar de berinjela quando me mudei para Brasília, há 14 anos). Os demais itens do couvert, azeitonas verdes, pão francês e torradinhas, com manteiga e uma pasta amarelada com sabor de peixe não tinham nada de extraordinário. São bem comuns.
Como só tinha eu no restaurante, o risoto não demorou a chegar. Embora com arroz comum, estava muito bem feito, com fartura de frutos do mar. Destaque para os pedaços de polvo e de lula, cozidos no ponto certo. Quando estava para escolher a sobremesa, chegaram novos clientes e mais quatro mesas foram ocupadas. Sábado, Rio, o carioca almoça tarde.

Para sobremesa, pedi um tiramissú, já que o restaurante é especializado em comida italiana. Levíssimo, sem estar gelado (odeio tiramissú que parece sorvete). Muito bom. Para finalizar, um café descafeinado (os restaurantes em Brasília precisam colocar em suas cartas esta opção de café, como fazem os paulistanos e cariocas). Uma hora no restaurante, pago a conta (R$108,75) e volto para o apartamento, pois havia esquecido o chip da máquina fotográfica no notebook.


Jantar: Já tarde, decidi sair para comer uma massa perto do apartamento onde estou hospedado. Vou a pé a um simpático café, Alessandro & Frederico Café (Rua Garcia D'Ávila, 134, loja D, esquina de Rua Barão da Torre, Ipanema). Conheci este restaurante em janeiro deste ano. A carta é enorme, com opções que vão desde uma simples cesta de pães até pratos da gastronomia italiana e francesa, passando por saladas, sanduíches e omeletes. Há também uma padaria no local. O atendimento é informal e sempre está cheio de gente bonita e interessante. Bebi uma taça de vinho tinto argentino para acompanhar uma bruschetta de tomates de entrada e um belo espaguete à carbonara como prato principal. Ao final, mais uma xícara de café descafeinado. Conta: R$78,43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário