Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

INÁCIA POULET RÔTI - GASTRONOMIA EM BRASÍLIA (DF)



Endereço: SCLS 103, Bloco B, loja 34, Asa Sul, Brasília, DF.

Especialidade: galeto assado, sob o comando da chef Alexandra Alcoforado.

Ambiente: fica em uma pequena loja, com as mesas localizadas ao fundo. Para entrar, percorre-se um corredor, onde, de um lado fica uma vitrine com as iguarias da casa, enquanto do outro fica uma parede em tom atijolado com alguns objetos de decoração que remetem à arte da culinária. Em clima de bistrô, a casa acomoda pouco mais do que vinte e cinco pessoas sentadas, sendo uma das mesas, redonda e grande, no jardim atrás da loja, devidamente coberta por um ombrelone. Gradis de ferro servem de parede e ao mesmo tempo de suporte para inúmeros vasos de plantas. O clima rústico é completado por uma parede formada por toras de madeira.  Gérberas coloridas enfeitam os vasinhos em cada uma das mesas de madeira.




Serviço: apenas dois garçons atendem todas as mesas, além dos clientes que chegam e ficam na fila de espera, acomodados em bancos de madeira no mesmo jardim onde fica a mesa redonda. Quando chegamos, não havia lugar. Tivemos que esperar. Fiquei vendo o movimento. Os garçons não davam conta de atender todas as mesas e esqueciam de trazer pedidos de bebidas (o mesmo aconteceu em nossa mesa quando sentamos). Os pratos demoram um pouco a chegar, mas isto é alertado pelo garçom no momento em que tira o pedido. Cardápio bem enxuto, onde predominam os pratos com galeto e codorna, mas há opções para vegetarianos.

Quando fui: almoço do dia 27 de maio de 2012, domingo. Éramos dois.

O que bebi: apenas duas latas de Coca Cola Zero, enquanto Ric bebeu Devassa loura.

O que comi: começamos com o couvert da casa, ou seja, baguete de pão francês, acompanhada de pasta de frango, chantilly com ervas e manteiga. A baguete vem fatiada, bem quentinha, servida em um cesto. O patê de chantilly com ervas estava muito leve, proporcionando uma deliciosa sensação no paladar. Já o de frango era bem temperado, exigindo uma menor quantidade no pão para não se sobressair. Também estava delicioso. Em seguida, dividi com Ric o poulet rôti sem recheio (galeto assado), acompanhado de arroz branco, purê de batata baroa e creme de milho. Para a opção de galeto recheado ou sem recheio, assim como para os pratos de codorna, podemos pedir três acompanhamentos entre seis ou sete opções. O prato é bem servido, mas pode não ser suficiente quando um dos presentes na mesa for glutão ou estiver com muita fome. No nosso caso, como estou em dieta, foi o suficiente. O galeto e seus três acompanhamentos foram servidos em panelinhas de cerâmica branca (lembram as famosas Le Creseut). O creme de milho estava fantástico, fazendo-me lembrar de quando almoçava aos domingos na casa da avó de meus primos. Sempre tinha um ótimo creme de milho. Mas o melhor de tudo é o galeto. Temperado com ervas, dá vontade de comer tudo e pedir mais. Assado no ponto, com a carne bem tenra e a pele sequinha (que não comi). Ric ainda pediu uma sobremesa. O garçom trouxe uma tábua onde todas as mini tortas estavam. São lindas e apetitosas. Ele pediu uma mini torta de tiramissù. Embora gelada como um sorvete, ele gostou.







Quanto paguei: R$ 89,02, valor total da conta.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * * 1/2. Clima descontraído, ambiente agradável e ótima comida. Os garçons são muito simpáticos, só faltando melhorar um pouco na eficiência no serviço.

Gastronomia  Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário