Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2012

HECHO EN MEXICO - GASTRONOMIA EM SÃO PAULO (SP)



Endereço: Rua Renato Paes de Barros, 538, Itaim-Bibi, São Paulo, SP.

Especialidade: culinária mexicana. O menu teve a consultoria da badalada chef mexicana Lourdes Hernandez.

Ambiente: casa de dois pavimentos, com as paredes pintadas em cores fortes e vibrantes. Um bar fica logo na entrada, onde se pode saborear alguns drinques e esperar por mesas vazias. O bar tem parede de vidro, permitindo visão da rua. Um estreito corredor, com espelho na parede da direita e desenhos dos lutadores de luta livre à esquerda, dá acesso ao salão principal, onde há outro bar, mesas e cadeiras simples de madeira, bandeiras do México e do Brasil penduradas lado a lado, um monitor de televisão ligado em canal esportivo, bandeirolas típicas mexicanas, um enorme mural pintado na parede da direita. Após o salão fica uma pequena área externa, com algumas mesas devidamente cobertas por guarda-sóis, uma fonte ao centro e outro mural com o desenho de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira dos mexicanos. À esquerda do corredor fica a escada para o mezanino, onde também há mesas.






Serviço: deficiente e atrapalhado. Os garçons não dominam o enxuto cardápio. Achei interessante os pratos serem servidos em pratos esmaltados (ágata).

Quando fui: almoço do dia 05 de maio de 2012, sábado. Éramos oito pessoas.

O que bebi: apenas água com gás São Lourenço.

O que comi: para começar, compartilhamos três entradas:

1. Quesadillas queso y carne - são quatro unidades servidas em um cestinho de plástico cujo fundo tem um papel manteiga com a logo do restaurante. O melhor prato que comi no Hecho en Mexico. A massa é macia, saborosa, vem tostadinha, com recheio suculento. Parece que a carne utilizada é a fraldinha, o que permite um sabor mais portentoso à entrada. O queijo mussarela estava derretendo, em quantidade adequada para a quantidade de carne. Completam o recheio cebolas fritas em tiras. Como um dos presentes à mesa não comia cebola, uma nova porção destas quesadillas foi pedida sem a presença desta raiz no recheio. Acompanha a entrada dois potinhos, um com guacamole e outro com salsa mexicana.


2. Frijoles refritos con tostones - é uma pasta de feijão preto envolta em uma fina fatia de banana da terra levemente frita e encimada por sour cream (creme de leite azedo), acompanhado de uma pequena porção de tostones (tortilhas de milho fritas). A pasta de feijão estava bem feita, mas sem um toque especial. O melhor do prato é sua apresentação, servido em um prato de ágata azul pintadinho de branco.


3. Topopos com guacamole - são os mesmos tostones servidos na entrada anterior. São tortilhas de milho artesanais fritas. Não gostei, pois são muito gordurosos, lembrando um mandiopã, mas bem mais pesados. O guacamole estava bom.



Como prato principal, há poucas opções no menu, todos eles chamados de Pe Efe. Você escolhe a carne que vem acompanhada de arroz mexicano, feijão preto, guacamole e salsa mexicana (molho com pimenta). Há um prato do dia que não consta no cardápio. No caso, era um mole poblano (frango com molho de chocolate e pimenta). Fugi do trivial da comida mexicana e pedi um Pe Efe vegetariano, com arroz de sete grãos. Além dos 7 grãos, também compõem o Pe Efe tomate picado, nozes e cubos de queijo. Veio inundado de coentro, tempero que sufoca qualquer sabor da comida, motivo pelo qual não sou fã e contribui para que o prato não me apetecesse. Ele é servido em um prato fundo de ágata branco, com dois topopos decorando o arroz colocados como se fossem duas asas saindo do prato. No meio das asas, o guacamole.



Quanto paguei: R$ 43,00. Valor individual.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * 1/2. Gostei do ambiente com cores vibrantes e das quesadillas da entrada. Quanto aos demais itens do menu que experimentei, já comi melhores em outros lugares.

Gastronomia São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário