Pesquisar este blog

sábado, 26 de maio de 2012

GASTRONOMIA EM BUENOS AIRES, ARGENTINA - EL BISTRO



Endereço: Calle Martha Salotti, 445, Puerto Madero, Buenos Aires, Argentina.

Especialidade: culinária contemporânea, sob o comando dos chefs Pablo Cardelle e Rodrigo Vazquez.

Ambiente: instalado no deslumbrante Faena Hotel + Universe, tem decoração assinada por Philippe Starck, na qual o branco é a cor dominante. Detalhes em vermelho dão um proposital ar kitsch. Assim, rosas vermelhas enfeitam um enorme vaso em prata em mesa localizada no centro do salão, que também serve de apoio aos garçons. Os tapetes que se encaixam geometricamente embaixo de cada mesa também são vermelhos. As mesas são impecavelmente montadas, com porcelana personalizada com a letra F, símbolo do hotel, taças de cristal, talher de prata, guardanapos brancos. As mesas das duas laterais são mais intimistas, com sofás em couro branco de espaldar alto que parecem abraçar a quem neles se senta. Tais sofás têm pés em formato de pata de leão. Cortinas brancas cobrem as janelas e um grande lustre pende do teto em posição centralizada. Mas o que mais chama a atenção na decoração são as quatorze cabeças de unicórnio, sete de cada lado, que enfeitam as paredes da esquerda e da direita. São totalmente brancas, apenas com os olhos de um vermelho vivo, dando a impressão que estamos sendo eternamente vigiados por este ser mitológico.








Serviço: excelente. Simpático, cordial, atencioso, com ótima explicação do cardápio e dos pratos servidos. Ao anotar o pedido, a garçonete fez questão de explicar como seria o ponto da carne, para evitar eventuais constrangimentos quando os pratos chegassem à mesa. O chef oferece um amuse bouche como boas vindas. O cardápio vem escrito em espanhol, inglês e português. A gorjeta não pode ser incluída ao pagar com cartão de crédito. Esta observação já vem escrita na conta: serviço somente em dinheiro!

Quando fui: jantar do dia 22 de maio de 2012, terça-feira. Éramos duas pessoas. Chegamos por volta de 20:30 horas, sem reserva prévia, mas era noite de pouco movimento, com apenas duas mesas ocupadas. Depois que nós entramos, ninguém mais chegou até a nossa saída, por volta de 22:30 horas.

O que bebi: em dieta, fiquei apenas na garrafa de Coca Cola Light. Ao final, um bem tirado expresso descafeinado.

O que comi: como trabalhei o dia todo em reuniões do Mercosul, sem almoçar, me permiti fazer um menu com amuse bouche, pão, entrada, prato principal e os acompanhamentos do café (que valem como uma sobremesa). Uma garçonete passava com uma bandeja com uma seleção de pães com ótimo aroma, o que dificultava na escolha do sabor a ser apreciado. Escolhi apenas um pão de cebola, que estava maravilhoso.


Amuse bouche: espuma de cebola caramelizada com croutons. Servida em um copo pequeno de vidro transparente, tem consistência que derrete na boca. O sabor é leve com os croutons garantindo a crocância. Muito bom.








Entrada: milfolhas de berinjela, tomates assados, queijo feta, com vinagrete de azeitonas pretas e nozes. Massa crocante, fina, com leve sal, e recheio consistente, com o feta fazendo a diferença, em uma espécie de mousse de cor laranja. O vinagrete faz parte da decoração, em diminuta quantidade, mas com sabor marcante. Perfeito.






Prato principal: atum vermelho com legumes braseados e creme frio de mostarda. A apresentação do prato já incita o paladar. São dois nacos de atum levemente selados com o interior bem vermelho, com os legumes braseados, picados em cubos bem pequenos, dispostos entre os nacos. Pequenos brotos enfeitam o prato. Colocado em um dos lados do prato retangular está o creme frio de mostarda. O atum estava fresco, com textura perfeita. A berinjela dominava entre os legumes, assados na brasa, com um leve sal garantindo o sabor. Ao passar o creme frio de mostarda no atum, houve uma perfeita harmonia, com o adocicado do peixe sendo neutralizado pelo ácido da mostarda. Prato maravilhoso.






Café: não pedimos sobremesa, apenas uma xícara de café cada um. Acompanha o café um mini picolé de morango coberto de chocolate, lembrando um Chicabom, e um mini sorvete de nata, também coberto com chocolate, servido em casquinha de biscoito. Lembra infância!




Quanto paguei: 362,50 ARG (algo em torno de U$ 82), valor individual.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * * * 1/2. Terceira vez que jantei no El Bistro e cada vez gosto mais. Primeira vez que comi peixe e estava sensacional meu prato. Para ir sem pressa, curtindo o ambiente, bebendo um ótimo vinho (o que não pude fazer desta vez), em boa companhia e apreciando a comida.

Gastronomia Buenos Aires (Argentina)

Um comentário:

  1. Delicia Leo! Espero ir na próxima do Mercosul. Um abraço! Fernanda

    ResponderExcluir