Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FORRÓ BODÓ

Depois de ficar o final de semana inteiro dentro de casa, recebi um telefonema de amigos me chamando para ir ao Forró Bodó, um espetáculo gratuito na Praça do Museu Nacional da República homenageando o Dia Nacional do Forró, comemorado em 13 de dezembro, data de nascimento de Luiz Gonzaga, o Gonzagão. A atração principal da noite era Elza Soares com o show "Elza Respeita Januários". Antes de Elza, bandas locais animaram o público presente, na maioria jovens. Cheguei depois das 20 horas, quando estava no palco a banda brasiliense Pé de Cerrado. A galera acompanhava entusiasmada o grupo. Maconha era uma constante durante toda a noite. Elza Soares entrou no paclo às 21:15 horas, amparada por duas pessoas, se sentando em uma cadeira de onde só se levantou para cantar uma única música, quase ao final de sua apresentação. O repertório do show era todo relacionado a Luiz Gonzaga, entre as músicas, as conhecidíssimas Vida de Viajante, Asa Branca, Vem Morena, Xote das Meninas, Respeita Januário, entre outras. O show durou uma hora e quarenta e cinco minutos. Neste tempo, aproveitei para dançar muito. O local era amplo e tinha uma cobertura, caso chovesse, o que não ocorreu. Pelo contrário, a noite estava linda e com um vento delicioso. Gosto muito de Elza Soares, sempre que posso vejo seus shows (este foi o terceiro que vi em 2010), tenho a maioria de seus discos, mas depois deste ano, conclui que não dá mais para assistí-la. Ela não canta mais, fica lendo as músicas, mesmo as mais conhecidas, como Asa Branca. Às vezes, ela se perde na leitura, talvez porque não consiga enxergar as letras e a vaidade não lhe permite usar óculos durante um show. Se não fosse o vocalista da banda que a acompanhou segurar em todas as músicas, o show poderia ter sido ruim. O cara mandou bem, cantando as músicas e colocando o público para dançar. Os dois outros shows de Elza que vi em Brasília em 2010 foram semelhantes, lendo  as letras, ou esquecendo tais letras quando se arriscava em cantá-las sem ler, como foi no espetáculo com músicas de jazz ou no show em homenagem à dupla João Bosco & Aldir Blanc. Ela é uma cantora reconhecida no Brasil e no mundo, não precisando passar por vexames como estes. Já garantiu seu lugar no Olimpo das divas da canção.
O Forró Bodó, enquanto entretenimento, foi ótimo, bem organizado, atraindo um público jovem, em local amplo, seguro e de fácil acesso. Porém, houve alguns senões, que creio serem de fácil solução para os anos vindouros. O primeiro é a livre venda de garrafas em vidro nas imediações do museu. Sei que não é da responsabilidade dos produtores do evento, mas como a área do show estava cercada, poderia haver uma proibição da entrada destas garrafas no local. Qualquer briga e uma garrafa destas vira arma mortal. O segundo senão ficou por conta das dezenas de barracas vendendo comida e bebida na praça, deixando uma sujeira grande no espaço, atrapalhando o ir e vir das pessoas que chegavam ou saíam do show. O terceiro senão fica para os carros destes vendedores ambulantes estacionados no concreto da Praça do Museu Nacional da República, fato que já vem acontecendo algum tempo nos eventos ali realizados, a exemplo do Cena Contemporânea. Quando a praça foi concebida com um imenso chão de concreto, não houve intensão de colocá-la como estacionamento, mas sim espaço de convívio das pessoas. O GDF deve olhar esta questão atentamente para não estragar o espaço e garantir uma livre circulação de quem participa e comparece aos eventos gratuitos no local.

6 comentários:

  1. Pq nao fica em casa... Você sendo assim, tão chato e reclamão, achando tudo uma merda, ainda tem amigos???

    Você sabe cantar? Sabe quem é Elza Soares e sua importância para a musica Brasileira?

    Cara, ser pago para criticar o trabalho dos outros é muito fácil, quero ver você fazer!

    Falando nisso... me desculpe a pergunta, mas... você é quem mesmo, qual a sua importacia para a musica, o que você fez que ficará para a eternidade, no que você ajudou para a melhoria da cultura Brasileira, pq vc não reclama dos politicos???

    Faz assim, no dia que vc cantar e ser considerado a melhor voz do milênio pela BBC de Londres, no dia que vc fizer um evento tão bom quanto este que foi o Forró-Bodó, vc pode reclamar que irei me calar.

    Um grd abraço e feliz ano novo

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Você é tão insignificante que nem tem um nome, é um mero anônimo. Para seu registro, não sou pago por ninguém para criticar ou escrever o que penso. Afirmei neste post que gosto de Elza Soares e reconheço o seu trabalho, mas ela não deu nenhum show. Foi lastimável, inclusive pela própria história dela.

    Você é tão limitado que provavelmente só deve ter frequentado eventos gratuitos na cidade. Forró Bodó foi bem organizado e isto também está no meu post, mas não posso deixar de registrar aquilo que me incomdou. Talvez fosse melhor você aprender um pouco mais de cultura para poder fazer um texto tão agressivo.

    Ainda bem que vivemos em uma democracia livre, com possbilidades de cada um se expressar como quer. Quem mandou eu me calar foi você e não o contrário. Você é tão livre para fazer críticas que publiquei este seu texto. Não lhe censurei.

    Eu não preciso saber cantar para apreciar uma boa música, um bom show. Se fosse como você diz, somente quem escreve poderia falar sobre literatura, quem é ator/diretor poderia falar sobre cinema ou teatro. É uma visão muito curta e restrita a que você tem.

    Da próxima vez que escrever, veja se tem coragem e assina, mesmo que com um pseudônimo (se é que sabe o que quer dizer esta palavra).

    ResponderExcluir
  3. Noel,

    Gostei muito de seu blog. Também estive no forro bodo e concordo com tudo o que vc escreveu. A Elza Soares poderia ter sido poupada do vexame que deu. Falar que as coisas são lindas sem um olhar crítico é muita pobreza de espírito. Gostei muito das outras bandas, epsecialmente a Pé do Cerrado, que antecederam o show de Elza. Parabéns e continue escrevendo com este viés crítico. Um grande abraço.

    Miguel Santos

    ResponderExcluir
  4. Prezado Miguel,

    Obrigado pela visita e pelo elogio. Continuarei a escrever sempre por aqui o que vivenciei, a minha opinião.
    Volte sempre por aqui.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Oi Noel,

    Fiquei pasma com a falta de educação do primeiro comentário deste post. Uma pessoa amarga, que não sabe ler uma crítica bem feita como a sua. Não estive no forro bodo porque tinha ido ao festival de jazz no teatro oi brasilia extamente no show de Elza Soares quando ela errou as músicas, ficou tentando ler, mas sem óculos ficava difícil. Foi muito ruim. Prometi para mim mesma que não iria mais a nenhum show dela, mesmo gratuito. Li no correio, na coluna Fama, sobre o vexame. Gostei de ver sua decisão de publicar o comentário sem educação e agressivo de um anônimo e gostei mais ainda de sua resposta. Continue escrevendo suas impressões sobre o que vê e ouve. Gosto muito de ler seu blog.

    um abraço, de uma leitura rotineira,

    Sandra Trindade

    ResponderExcluir
  6. Sandra,

    Valeu pela força. Continue visitando o blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir