Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ROLETA CHINESA

 99,60

Revi, em dvd, Roleta Chinesa (Chinesisches Roulette), filme do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, co-produção Alemanha e França de 1976. Já tinha visto este filme na década de oitenta em uma mostra dedicada ao diretor na Sala Humberto Mauro no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Não me recordava de praticamente nada, a não ser uma mulher com um lenço na cabeça que fumava sem parar. Como é comum na obra de Fassbinder, os personagens femininos são o destaque deste filme. Um casal rico diz para a filha que cada um vai viajar. No entanto, tanto a mulher quanto o homem encontram seus respectivos amantes e seguem para a mansão que possuem nos arredores de Munique. Um não sabia que o outro havia combinado suas puladas de cerca no mesmo local. A filha, que anda de muletas e tem uma espécie de governanta muda, também resolve ir para a tal mansão. Lá, uma empregada e seu filho completam a cena. Há um intenso jogo sexual no ar durante a estadia deles na mansão. A menina é arrogante e tem todos os seus caprichos aceitos pelo pai. Ela também afirma saber tudo sobre os amantes de seus pais e da vida do filho da empregada. Ela demonstra não gostar de ninguém. Em uma situação constrangedora, especialmente para os visitantes (os amantes), a menina decide que todos deverão se sentar à mesa para um jantar, fazendo, em seguida, uma separação em dois grupos de quatro pessoas cada para jogarem roleta chinesa. Um grupo escolhe um integrante do outro grupo. Com nove perguntas, os integrantes do outro grupo devem descobrir, a partir das respostas, quem foi o escolhido. Trava-se uma batalha de insultos nas respostas, um jogo da verdade, que acabará em tragédia, mas não da forma que esperamos. Ao final, uma procissão em frente à mansão, as luzes da casa acesa e um barulho de um tiro de revólver. Não se sabe quem atirou em quem. Todos tinham motivos. Fica para quem assiste ao filme fazer suas conjecturas, em um final totalmente aberto. O filme é intenso, com interpretações marcadas, lembrando uma peça de teatro. Não é o meu preferido de Fassbinder, mas valeu a pena rever Roleta Chinesa.

3 comentários:

  1. Noel,
    O Fassbinder é um dos meus cineastas prediletos.
    Adoro os filmes dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    A recíproca é verdadeira. Fassbinder é um dos meus cineastas preferidos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG E MEU TWITTER, que eu sigo o seu de volta !twitter @breakpointbr, caso queira seguir. Se puder me LISTE :-)

    Obrigado !

    ResponderExcluir