sexta-feira, 22 de abril de 2011

ISLAS DEL ROSARIO

Como todos os dias em que estamos em Cartagena, a quinta-feira amanheceu com sol brilhante. Era o dia de nosso passeio para as Islas del Rosario. Pagamos 185.000 COP cada um pelo pacote "Day Tour Silver" que incluiu o transporte hotel-porto-hotel, lancha para 38 passageiros no transporte Cartagena - Islas del Rosario - Cartagena, impostos e taxas portuárias, suco de boas vindas no Hotel San Pedro de Majagua localizado em uma das ilhas, utilização das duas praias privativas deste hotel com direito a toalhas, um tour panorâmico pelas demais ilhas com duração de uma hora e parada no ocenário, além de um almoço com menu fixo (pescado frito ou filé de robalo grelhado, arroz com coco, patacones, uma bebida sem álcool, doces típicos cartageneros e café). Quem quisesse o pacote "Day Tour Gold" pagaria pelo mesmo roteiro 214.000 COP. A única diferença ficava por conta do menu do almoço, pois no lugar do peixe entrava lagosta. A saída do hotel estava programada para 8:30 horas, o que nos fez tomar café da manhã uma hora antes. No horário, todos a postos na recepção, onde recebemos um voucher e nos identificamos, colocando o número de um documento no controle para ser entregue às autoridades portuárias. Um micro-ônibus nos levou até o cais específico de saída de lanchas e embarcações privadas. Fomos na lancha San Pedro de Majagua I, totalmente lotada. Deste cais, passamos pelo porto, onde os dois tripulantes receberam a autorização para a viagem. Tirei muitas fotos da cidade. Foi interessane ver o contraste entre a cidade velha e os edifícios altos da parte moderna de Cartagena. O sol estava forte, motivo pelo qual não se pode esquecer de passar protetor solar. Quando íamos sair da baía, onde a cor do mar é escura, a lancha parou em frente ao povoado de Bocachica, onde vivem pescadores, possibilitando-nos observar os dois fortes que ali foram construídos para proteção contra invasores em épocas coloniais. Uma gravação em espanhol, inglês e francês, explicava sobre estas fortificações. Do lado direito fica o maior forte, o Furte San Fernando. Do lado esquerdo, o Fuerte San José. A lancha seguiu viagem, desta vez em maior velocidade. Ao sair da baía, a coloração do mar foi se alterando para um azul, depois ficou esverdeado. Estávamos no Mar do Caribe, afinal. Com quase uma hora de viagem, avistamos as ilhas que formam as Islas del Rosario. Paramos no cais do Hotel San Pedro de Majagua, onde passamos o dia. Logo na descida, um funcionário do local nos oferecia um refrescante suco de amora. Um outro funcionário dava todas as explicações para os visitantes. São duas praias, ambas com espreguiçadeiras forradas de azul, com bar, chuveiro de água doce e banheiros. A da esquerda tem música mecânica, enquanto a da direita é para quem quer mais tranquilidade, um local próprio para descansar e meditar, apreciando a beleza natural do local. O mar é lindo. Ficamos na praia da música. Antes, porém, decidimos o horário de nosso almoço, servido entre 12 e 14 horas. Optamos por almoçar em horário menos tumultuado, às 12:45 horas. O tour panorâmico de lancha saiu às 11:20 horas. Para quem quisesse entrar no oceanário, era necessário pagar 20.000 COP. Optamos por não fazer o passeio. A maioria dos turistas fez o mesmo, ou seja, ficou na praia. Acho que apenas as famílias com crianças e os ecoturistas foram passear de barco. Resolvi entrar no mar. Muita pedra indicava cuidado para não se machucar. A água estava em temperatura agradável. Fiquei tempo o suficiente para não torrar no sol. Logo fui tomar uma ducha de água doce. Até shampoo da L'Occitane estava disponível no chuveiro. Bebidas eram pagas à parte, mas podíamos lançar todos os gastos extras na conta de nosso hotel em Cartagena. No horário marcado, fomos almoçar. As mesas estavam arrumadas ao ar livre, debaixo de grandes árvores, dando um ar bucólico à refeição. O robalo estava ótimo. O arroz com coco foi o mais doce que comi até aqui nesta viagem. Como sobremesa, cada um recebeu um pratinho com dois exemplares de doces locais. Comi uma cocada amarela e um doce de gergelim queimado. Sabores marcantes. Voltamos para a praia, mas nossos lugares já estavam tomados. Logo os funcionários do hotel providenciaram novas cadeiras e as colocaram na sombra. Um sino seria tocado às 15:30 horas, indicando que voltaríamos para Cartagena. Antes disto, a maioria das pessoas já estava no deck, fazendo fila, pois todos tiveram a mesma ideia de procurar um lugar onde batesse menos sol. Fiquei no lado esquerdo do barco. Vestimos os coletes salva-vidas (tanto na ida quanto na volta, antes de partir, um dos tripulantes checava se todos estavam usando estes coletes. A preocupação com a segurança é muito importante para eles. Ótima notícia para os turistas). Ao sair, todos que estavam nas cadeiras do lado esquerdo da lancha ganharam uma capa para se proteger. O tripulante disse para nós vestirmos a capa, pois o barco iria bater muito, devido ao movimento do mar e molharia bastante quem estivesse daquele lado. Para quem já fez passeio de buggy nas areias de Natal-RN com emoção vai entender bem o que sentimos. Foi um passeio com emoção, só que bastante molhado. Fiquei ensopado. Ainda bem que me cobri todo com a tal capa. Fora que parecia um rally aquático de tanto desce e sobe, pula e bate na água. A lancha seguiu em alta velocidade até Cartagena, sem parar. Descemos no mesmo cais em que embarcamos, onde um ônibus já nos esperava para a volta ao hotel. O dia já chegava ao final, com um lindo entardecer. Eu e mais dois amigos resolvemos passear pela muralha que cerca a parte antiga da cidade, a chamada Cidade Amuralhada. A cidade estava muito cheia. Demos a volta completa pela muralha. Enquanto foi possível, andamos em cima dos muros. Vimos o por do sol no Mar do Caribe, junto com uma multidão que se aglomerava nas muradas munidos de máquinas fotog´raficas e/ou celulares nas mãos. Os bares estavam se preparando para a noite, uma feira de artesanato estava montada nas imediações do Museo Naval. Havia muita gente andando para lá e para cá. Voltamos ao hotel com a lua no céu. Era tempo de tomar um bom banho para novamente sair. Mais uma vez, já tínhamos reserva para jantar.

O Mar do Caribe visto de uma das praias privativas do Hotel San Pedro de Majagua - Islas del Rosario

Entardecer no Mar do Caribe - Cartagena

1. Oi amigo.....em primeiro lugar gostaria de elogiar a descrição que você faz da viagem....ainda nem fomos e já estamos com saudades de algo que não vimos..... estou indo a cartagena em outubro com minha noiva e gostaria de fazer este passeio para a isla del rosario.....onde vc contratou este serviço?

obrigado....

Romulo Alcantara

2. Caro Rômulo,

Obrigado por ler meu blog. Espero que minhas descrições o ajudem na sua viagem à Colômbia, um país encantador.
    Contratei o passeio no próprio hotel em que estava hospedado, o Sofitel Santa Clara, mas em todos os hoteis se pode contratar este e outros passeios. Se quiser, há possibilidade de negociar o passeio diretamente no porto de onde saem as lanchas e barcos. Prefira as lanchas menores, mais velozes e mais seguras.

Um abraço e espero que curta a viagem.

3. Caro Noel !!!!
    Sua descrição do passeio foi ótima !!! estou indo para Colombia agora no Carnaval e passarei 5 dias em Bogota, 3 em Mendellin e 1 semana em Cartagena.Não tinha pensado nesse passeio mas ja o incluí no meu roteiro. Parabens. Muito inspirador, fotos idem.
    Um abraço,
    Norma

4. Muito obrigado, estamos indo a Cartagena daqui a duas semanas e seu blog ajudou muito.
    Um abraço.

5. Ola Leo,
    Parabéns pela narrativa de sua viagem a Colômbia e em especial a Cartagena. Acabo de fazer reservas em hotéis, de Bogotá e Cartagena. Serão dez dias nas duas cidades. Iremos a Islas del Rosário conforme sua descrição. Estaremos lá em Setembro 2013. E fiquei contente em vc ter citado Natal, RN onde moro. (PS. Vindo pra essas bandas, avisa, tá??)