sexta-feira, 22 de abril de 2011

QUEBRACHO

Cartagena estava movimentadíssima na noite de quinta-feira. Tempo de Semana Santa, tempo de alta no turismo. Todas as igrejas da Cidade Amuralhada ficaram abertas durante toda a noite para que os fiéis pudessem fazer vigílias e orações. Quem não segue a religião católica aproveitava para conhecer o interior destes templos religiosos. Entramos em três delas no nosso caminho de ida e de volta para o jantar. Iglesia  de San Pedro Claver, Iglesia Santo Domingo e Catedral. Todas cheias. Achei todas bem simples se comparadas com outras igrejas que conheço no Brasil e na Europa, mas não deixam de ter sua beleza e atrativos. Nossa reserva para jantar no Quebracho (Calle Baloco # 2-69, Centro Histórico), restaurante de culinária argentina, ou seja, muita carne, era para 20:30 horas. Chegamos no horário. Embora a reserva fosse para seis pessoas, fomos em quatro, pois dois de nossos amigos desistiram de jantar. O aspecto do restaurante é de um lugar velho e desleixado. Paredes sujas, com muitos retratos e cartazes de personalidades e personagens argentinos, como Eva Perón, Maradona, Carlos Gardel, mas também, algumas estrelas de cinema, como Marylin Monroe, Os Três Patetas e Charles Chaplin, dando um toque de confusão na decoração local. O restaurante é grande, com um bar logo em sua entrada. Há três salões. Todos os garçons usavam aventais com as cores azul e branco, em uma alusão à bandeira portenha. Um músico cantava músicas do cancioneiro argentino no estilo um banquinho, um violão. Serviço eficiente. De entrada, pedimos uma provoleta e quatro empanadas de carne. Um molho de pimenta acompanhou as empanadas, que chegaram quentes à mesa. Na primeira mordida, um caldo quente me fez deixar cair o salgado na toalha da mesa. Pedi carne, uma punta de anca ao ponto acompanhada de mandioca frita. A mandioca, chamada de yuca por aqui, vem em palitos simétricos, secos, desmanchando na boca, como eu gosto. A carne estava ótima. Foi mais uma ótima indicação do concièrge do hotel em que ficamos. Quando Ric foi ao banheiro, percebeu que algo pegava fogo lá dentro. Ele chamou o garçom, que, apressadamente, foi apagar o fogo. Poderia ter tido um incêndio, já que há muita madeira na decoração do restaurante. Quando eu fui ao banheiro, ainda limpavam o local, que tinha muita fumaça. Queria pedir sobremesa, pois achei que teria doce de leite, uma iguaria argentina que adoro. Doce engano. Meus amigos pediram um tres leches, sobremesa típica de alguns países latino-americanos e uma torta de coco. Experimentei uma colherada bem pequena de cada um deles. O tres leches estava ótimo, bem molhado. Ao pedirmos a conta, nossos amigos fizeram uma gentileza, não nos deixando pagar. Disseram que era uma forma de me retribuir pelo fato de eu ter organizado a parte gastronômica e a maioria dos tours de nossa viagem. Disse que era um prazer fazer aquilo, pois gostava de pesquisar e organizar viagens, que queria fazer como todos os outros dias, ou seja, dividir a conta por igual. Mas não teve jeito, eles não me deixaram nem ver a conta. A ideia era sair do restaurante e parar em um bar, já que a noite estava agitada, mas o cansaço da ida às Islas del Rosario, com o sol quente, nos deixou moles. Voltamos para o hotel, onde apenas checamos nosso extrato de conta, pois partiríamos na sexta-feira de Cartagena. Aproveitei também para pedir ao sempre atencioso concièrge Rafael para agendar um transporte do hotel para o aeroporto no final da manhã do feriado de Sexta-Feira da Paixão, o que ele fez de pronto. Subi para o quarto. Vi a cama, escovei meus dentes, coloquei o pijama e apaguei.