sábado, 21 de dezembro de 2013

RAFAEL - GASTRONOMIA EM LIMA, PERU

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2013, 20 horas. Todos prontos no saguão do hotel para irmos jantar no Rafael, mais um badalado restaurante de comida peruana, com toques contemporâneos, que ocupa o 13º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina. No comando das caçarolas, o chef Rafael Osterling, dono também do restaurante El Mercado, especializado em frutos do mar. Tínhamos feito reserva dois dias antes para uma mesa com seis pessoas: eu, Paula, Maria Cláudia, LH, Fernanda e Telma. Pedro Américo, Valéria e Karina voltaram para o Brasil naquela noite. Pedimos dois táxis na recepção do hotel. O mensageiro negociou o preço da corrida até Miraflores, onde fica o restaurante: s/. 10. Chegamos no horário marcado na reserva. O restaurante já estava lotado, com gente na fila de espera no seu aconchegante bar. Rafael ocupa uma casa de esquina, com dois salões. O maior deles é o utilizado para a refeição, enquanto o menor abriga o bar e uma pequena sala de espera. Muitos quadros e obras de arte ilustram as paredes do restaurante, até mesmo nos banheiros. Há uma enorme brigada de garçons, o que garante um bom atendimento, mesmo com todas as mesas completas. A noite de despedida de Lima merecia um vinho, motivo também para celebrar o sucesso de nosso trabalho na cidade. Com exceção de LH, compartilhamos duas garrafas do vinho tinto chileno Montes Selección Limitada 2011 (s/. 120 cada garrafa), elaborado com um corte de cabernet sauvignon e carmenère. Mostrou-se melhor ao longo da noite, na medida em que respirava nas taças. É melhor quando acompanhado de comida. Antes mesmo de nos sentarmos, a mesa já contava com um cesto de pães artesanais, quentes, elaborados com algumas sementes peruanas, acompanhados por três pastas: azeitona verde, ají amarillo e queijo de cabra, além de um azeite com gotas de redução de aceto balsâmico. Os pães estavam tão bons que pedimos para repor, o que fomos prontamente atendidos. A nova fornada chegou mais fresquinha e com muito mais aroma. Decidimos dividir duas entradas entre nós seis. As opções do cardápio são tantas, que tivemos dificuldades em escolher. Ao final, vieram um pulpo a la grilla, chimichurri de pimientos braseados, aceitunas pendiolo e ajos confitados (s/. 43), e gnocchis de queso de cabra y ricotta, pesto de corte a mano, alcachofas, zucchini, tomate cherry y fuego de mozarella de bufala (s/. 39). Enquanto esperava as entradas chegarem, pedi a senha do wi-fi. Os pratos do Rafael são muito aromáticos e como estávamos próximos à saída da cozinha, cheiros agradáveis instigavam nosso olfato a todo instante. Nossas entradas também eram bem perfumadas. Só experimentei o prato com polvo. Bonita apresentação, a carne estava macia, uma delícia, com um excelente tempero. Os acompanhamentos fizeram seu papel, sem tirar o brilho do polvo. Meu prato de fundo tinha que ser um típico do Peru que ainda não tinha experimentado nesta viagem. Pedi um lomo saltado a mi estilo en aromas de pisco y chicha de jora con huevo de codorniz (s/. 62). Sensacional. O filé mignon, cortado em tiras mais grossas, veio no ponto correto, macio, com um leve sabor de pisco. O detalhe dos ovos de codorna fritos por cima da batata cozida foi perfeito. Foi o melhor restaurante que visitei nesta minha estada em Lima. Não quis sobremesa, nem café. Aguardei os demais da mesa apreciarem seus pedidos doces para pagar a conta, que ficou em s/. 163 para cada um (R$ 137,00). Ao sairmos, pedimos que nos chamassem dois táxis. Rapidamente dois modernos carros estavam à nossa disposição, porém com preços salgados. O taxista queria nos cobrar s/. 30 pelo trajeto Miraflores-San Isidro, alegando que o carro era credenciado nos hotéis e restaurantes da região, que era confortável (realmente o era) e seguro. Conseguimos que ele baixasse o preço para s/. 25. No hotel, era hora de garantir um transporte para o aeroporto na manhã seguinte, o que fizemos na recepção, arrumar a mala e dormir.

Endereço: Calle San Martín, 300, Miraflores, Lima, Peru.
Contatos: +51 1 242 4149.
Especialidade: culinária peruana moderna.