Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

VIAJANDO PARA LIMA, PERU

Fui indicado para participar, junto com Karina, LH, Paula, Telma, Valéria, Fernanda e Maria Cláudia, de uma oficina de trabalho na Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Lima, Peru, quando seria desenhado as linhas gerais de um projeto para a região latino americana chamado Iniciativa 2030: América Latina Livre do Trabalho Infantil. Recebi as passagens áreas e nem conferi. Viagem programada para o período de 08 a 12 de dezembro de 2013. Qual foi minha surpresa quando fiz o check in pela internet na manhã do sábado, 07/12/2013. Viajaria em classe executiva. Resolvi conferir a volta, mas não houve mais surpresas. Estava retornando em classe econômica. Passei uma mensagem para Karina e LH para saber se também estavam na mesma classe, mas parece que a sorte só estava do meu lado. Tinha que estar no Aeroporto de Brasília às 04 horas da manhã para pegar o voo TAM para Guarulhos e, de lá, outro voo da mesma companhia para Lima. Fui ver alguns shows do Circuito Banco do Brasil no mesmo sábado, só chegando em casa após 01:30 horas, já na madrugada de domingo. Não tinha mais como dormir. Fui arrumar a mala, tomei um longo banho e me arrumei para a viagem. Resolvi ir de carro para o aeroporto, deixando-o no estacionamento daquele local por cinco dias. Acho mais cômodo, principalmente porque iria chegar no final da noite da quinta-feira, dia 12/12. Sai de casa às 03:30 horas. Estava escuro e praticamente não tinha trânsito nenhum no caminho. Há muito não estacionava em local tão próximo ao saguão do aeroporto. Também não tinha movimento nos balcões de despacho de bagagem da TAM. Minha mala pesava 15 quilos. Depois de despachar a bagagem, dirigi-me para o portão de embarque, passando pela nova área de controle de raio x do aeroporto. Ficou mais amplo, mais claro e mais ágil. Encontrei com LH fazendo um lanche na Frango Assado. Em seguida, apareceram Valéria, Telma, Karina e Paula. Fernanda e Maria Cláudia iriam mais tarde. Todo mundo com cara de poucos amigos, com muito sono. O embarque foi na hora. Voo cheio para Guarulhos. A maioria dos passageiros em conexão para viagens internacionais. No Aeroporto de Guarulhos fiquei surpreso com o pouco movimento. Foi muito tranquilo o desembarque, a passagem pelo controle de raio x, onde não havia fila, e na imigração. Enquanto as mulheres resolveram fazer compras na loja Dufry, eu e LH fomos descansar na sala vip da TAM, já que tínhamos direito a acessá-la. Ali lanchei, pois tinha que tomar um remédio, mas foi meu erro. Não consigo me alimentar nas primeiras horas da manhã, fico logo enjoado quando o faço. E desta vez não foi diferente. O enjoo veio em minutos. Ainda bem que estava em local confortável. Permaneci na sala vip até avisarem que o embarque já estava iniciando. Fui para o portão de embarque onde me encontrei com os demais companheiros de viagem, incluindo Aldo e Vera, que trabalham no mesmo órgão que eu e também tinham compromisso de trabalho em Lima. Demorei para embarcar, já que estava com lugar marcado bem na frente, poltrona 2D. Quando entrei no avião, acomodei minha mochila no compartimento próprio, abri o pacote onde estavam o travesseiro e o edredon, me cobri, perguntando para a comissária se ela tinha um comprimido para enjoo. Simpática, me respondeu que pediria para a chefe de cabine. Em seguida, outra comissária apareceu com um comprimido, pedindo para eu verificar nome e validade. Como estava sem óculos, pedi a ela que lesse para mim. Dramin, válido até 2015. Tomei o comprimido, dizendo que tentaria dormir e que não precisava me acordar para a refeição. E foi o que fiz. Não vi passar as cinco horas e vinte de duração do voo. Acordei quando o piloto anunciava que o pouso estava autorizado. Pela janela, via a paisagem árida, característica de Lima. Chegamos com quinze minutos de atraso. Desembarque tranquilo. Aeroporto amplo, claro e moderno. Não havia fila na imigração, onde carimbaram meu passaporte sem nenhuma pergunta. Dali, fui para a esteira aguardar minha mala, que não demorou a sair. Era hora de fazer câmbio. Havia um guichê na área das esteiras, para onde me dirigi. Fiquei aguardando atrás de duas pessoas, quando um desavisado chegou, ignorou a fila e foi direto no atendente, entregando seus dólares. Não tive dúvidas. Fui até ele e mostrei a fila. Com cara amarrada, nem ousou desculpar. Pegou seu dinheiro e foi embora, sem trocar. Quanto a mim, aguardei minha vez e troquei U$ 200, quantia que julguei suficiente para os pequenos gastos durante os cinco dias de estadia na capital peruana. Antes de sair, ainda passamos no controle da aduana. Do lado de fora, um senhor segurava uma placa com o nome de Valéria. Era o nosso transporte que tínhamos contratado junto ao hotel onde tínhamos reserva, o Hotel Roosevelt (Calle Alvarez Calderón, 194, San Isidro). O valor do traslado em uma van para até seis pessoas era de U$ 87. Como éramos seis, cada um pagou U$ 14,50, valor lançado na conta de cada um no hotel. Com malas acomodadas no bagageiro da van, entramos no carro. O motorista pediu para deixarmos as cortinas fechadas, pois não queria chamar a atenção de eventuais ladrões no caminho. O trajeto aeroporto-hotel foi feito em cerca de quarenta minutos. Não tinha trânsito pesado, fato comum em Lima, por ser domingo.  Chegamos ao hotel por volta de 12:30 horas, horário local, três horas a menos do que em Brasília. O check in foi rápido. Recebi minha chave magnética. Estava no apartamento 604A. Combinamos de apenas deixar as malas nos respectivos quartos e descer novamente para almoçarmos, já que todos estavam com fome, principalmente eu. Meu enjoo tinha passado. A minha mala demorou uns dez minutos para chegar no quarto. Troquei de roupa, já que viajei de calça de moletom, algo muito confortável para viagens longas. Adotei isto nas últimas viagens e desde então minha barriga não tem inchado. Antes de descer, tirei tudo da mala e coloquei nos devidos lugares, pois queria que as camisas ficassem desamarrotadas. Por causa disto, fui o último a chegar no saguão do hotel. Pedimos dois táxis na recepção. Eles perguntaram se servia táxi de rua. Resposta afirmativa. O mensageiro foi para o lado de fora, perguntando antes nosso destino. Iríamos para o restaurante Pescados Capitales. O próprio mensageiro negociou o preço da corrida com os taxistas, já que em Lima não há taxímetro. Antes de entrar no carro, o negócio é negociar. A corrida nos sairia por s/. 10, valor recorrente em quase todos os trajetos. Era hora de almoçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário