Pesquisar este blog

domingo, 12 de julho de 2009

BOA GASTRONOMIA

Duas manhãs em BH sem café da manhã. Domingo, manhã nublada, novamente acordo tarde, depois do horário do café do hotel. Dormi já eram mais de 3 horas da madrugada. Eu e Ric revemos, na TV, o filme que fiz da apresentação dele na festa. O filme está ótimo e bem nítido. Quis colocar no You Tube, mas Ric não quer. Atualizo este blog e passo a centena de fotos que tiramos na festa de sábado para o notebook.
Sempre quis conhecer um restaurante bem aclamado que fica na região do hotel em que estamos. Ligo para o local e faço uma reserva para nós dois. O restaurante é o Gomide (Rua Tomaz Gonzaga, 189, Lourdes), localizado em um casarão ainda resistente aos crescentes prédios da região.
A decoração é aconchegante, com paredes em um laranja-ocre brilhante e teto e piso originais da casa. Bem compacto, há mesas na varanda de frente à rua para os fumantes. Ficamos em uma mesa na parte interna e logo pedimos um vinho tinto, porque o tempo estava frio (diferente de quando saímos, quando o céu estava azul com um forte sol esquentando a cidade). A escolha foi pelo vinho tinto Montinho São Miguel 2004, da região do Alentejo, Portugal. Gostamos muito do vinho, que harmonizou bem com os pratos pedidos. Ric pediu um leque de ancho com risoto de funghi. Eu escolhi um confit de pato ao molho de tâmaras e purê de baroa. Meu prato estava delicioso, embora tenha demorado quase uma hora para chegar à mesa (O garçon disse que em quarenta minutos ficava pronto). Como não estava com pressa e o restaurante estando cheio, não reclamei. Mesmo porque Ric parecia ter engolido uma matraca e falava sem parar de sua performance na festa de Cássia, dos elogios recebidos, dos planos futuros de fazer concurso público, de novas apresentações dublando outros cantores e até de colher de pau. Este último assunto surgiu porque disse que devia jogar fora as colheres de pau lá de casa, pois são depósitos de bactérias, segundo minha mãe me contou quando esteve em Brasília. Ric disse que adorava as colheres, que minha mãe também disse isto a ele, que nunca soube de ninguém ter adoecido por ter cozinhado com colheres de pau e que cada um cuidava de sua cozinha. Acrescentou que se as colheres saíssem, ele também saía. Fiquei pasmo. Lembrei-me de Pek com Maurício e Bebeim (será que é assim que se escreve o nome do cachorro de Pek?). Das colheres, Ric voltou a falar do show e de suas irmãs.

Escolhemos sobremesa. Aceitei a sugestão do garçon e pedi uma torta de bananas com sorvete de macadâmia e Ric pediu figos frescos com mascarpone. Enquanto a sobremesa não chegava, Ric foi explicar como seria uma boca de calça de sino para um futuro figurino e ao fazer o movimento de um círculo no ar, derrubou as taças de vinho e de água na mesa em minha direção. Em um reflexo muito rápido pulei da cadeira, recebendo apenas uma pequena gota de vinho na camisa. Ric ficou vermelhíssimo de vergonha e os garçons, rapidamente, trocaram as toalhas da mesa, remontando-a para a sobremesa. Ambas as escolhas foram boas. Só achei que o sorvete estava gelado além da conta. Para terminar, pedi, enfim, um café descafeinado em BH. Duas horas de orgia gastronômica neste belo restaurante que tem pouco mais do que três anos de existência. Voltamos a pé para o hotel, observando a alegria das pessoas que frequentam a Praça da Liberdade. Quando o complexo cultural que ali se instalará ficar pronto, a praça será um obrigatório ponto de encontro para quem gosta e curte cultura.

5 comentários:

  1. Aonde fica esse restaurante? A sua sobremesa encheu minha boca de água.
    Mudando de assunto: não há porque ficar pasmo com o Ric. Todo cozinheiro detesta palpites em sua cozinha. Ainda mais quando o palpite é da sogra. Seja mais sensível, Noel!
    Parece que a viagem a BH foi ótima!
    Beijos
    Kitty

    ResponderExcluir
  2. Noel,
    É exatamente assim:
    - Bebeim

    Adorei o reeencontro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Kitty,

    O endereço está no post. fica logo ao lado do Isabella Hendrix.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Pek,

    Também adorei o encontro.
    RECORDAR É VIVER!

    bJS.

    ResponderExcluir
  5. Kitty,

    Discutir por causa de colher de pau....no way.

    Bjs.

    ResponderExcluir