Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

QUINTO DIA DE MOLHO

Completaram-se cinco dias que fiz a cirurgia, portanto, cinco dias com o cateter me incomodando. Parece que quanto mais cicatriza, mas o cateter incomoda. Nesta terça-feira acaba minha licença médica e tenho um retorno marcado com o urologista que fez minha cirurgia para o início da tarde. Espero que ele já diga que podemos tirar o cateter.
Hoje foi dia de arrumar os arquivos no meu HD externo. Passei fotos, músicas, vídeos e planilhas do computador para o HD, liberando espaço no PC. Assim, ele está rodando mais rápido.
Na parte da tarde, depois de almoçar com mãe e Ric, comida preparada por minha mãe, recebi uma rápida visita de Rose que trouxe para mim dois frascos contendo gel antiséptico enviados por minha chefe.
E dei sequência aos filmes da revista Bravo! 100 Filmes Essenciais. Desta vez os de número 24, 23 e 22, nesta ordem.



Número 24: Em Busca do Ouro (The Gold Rush), de Charles Chaplin, Estados Unidos, 1925. Filme mudo, versão com narração adicional, o que deu mais dinâmica ao filme. Eterno Carlitos. Sinceramente, continuo não gostando dos filmes de Chaplin.


Número 23: O Conformista (Il Conformista), de Bernardo Bertolucci, produção de Itália, França e Alemanha de 1970. Belo filme que trata do fascismo. Como o diretor sempre foi de esquerda, há uma sequência na qual uma vendedora de flores canta a Internacional Socialista. Depois da queda do Muro de Berlim, esta cena não evocaria o sentido que evocou nos idos de setenta. Não conhecia o filme e gostei muito.


Número 22: Jules e Jim - Uma Mulher Para Dois (Jules et Jim), de François Truffaut, produção francesa de 1961. Triângulo amoroso vivido por Jules (Oskar Werner), Jim (Henri Serre) e Catherine (Jeanne Moreau). Totalmente dispensável. Historinha chata. Os críticos dizem que o filme é uma celebração à vida. Achei um pé no saco. Catherine faz os dois de gato e sapato e ambos sempre babando por ela. Nos idos de sessenta, com a necessidade de afirmação das mulheres, podia fazer sentido, mas hoje, o filme não empolgaria ninguém da nova geração.

2 comentários:

  1. Noel,
    Dessa trinca, só concordamos em O Conformista.
    É um dos meus filmes prediletos do Bertolucci.
    Adoro.
    E adoro os filmes do Chapliun e Jules e Jim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    O Conformista, que não conhecia, passa também a ser um dos meus filmes prediletos de Bertolucci. Chaplin eu nunca gostei, talvez porque tenha aversão a palhaço (sempre odiei em circos). Quanto ao Jules e Jim, não vi nenhuma graça. Nem mesmo achei que Jeanne Moureau está deslumbrante como muitos afirmam quando analisam este filme. A única coisa que gosto no filme é cena em que Catherine e Jim estão no carro e ela os conduz para a morte. Mesmo assim, achei Jim um pateta de ter ido com ela, pois antes ela já o havia ameaçado com uma arma.

    Bjs.

    ResponderExcluir