Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

6º FESTIVAL GASTRONÔMICO BRASIL SABOR - BRASÍLIA 2011 - ALICE

Mais uma dia para almoçar em um dos restaurantes do 6º Brasil Sabor em Brasília. Desta vez com mais gente, todos do meu trabalho. Fomos ao restaurante Alice (SHIS QI 17, Edifício Fashion Park, Lojas 201/204, Lago Sul), onde havia, pelo menos, um terço das mesas ocupadas. O atendimento sempre é bom neste restaurante. Todos em minha mesa escolheram o prato do festival, ou seja, "carne cozida com cerveja preta e cebolas caramelizadas, acompanhada de purê de cará com coco". Ninguém quis o couvert. Ficamos conversando sobre temas do trabalho, enquanto aguardávamos os pratos chegarem. Assim que vieram à mesa, como é de costume no local, todos estavam tampados com aquelas tampas redondas parecendo uma cúpula de igreja. Ao lado de cada prato, uma vasilha de cerâmica vermelha continha o purê de cará com coco. Dois garçons foram os responsáveis por levantar as tampas dos quatro pratos ao mesmo tempo, soltando a frase "Voilà!". Era hora de apreciar o prato. Primeiro com os olhos. Pedaços de carne cozinha em um caldo escuro feito com cerveja preta e mostarda de Dijon e ainda cebolas cozidas caramelizadas. A carne estava no ponto que gosto. Muitos fazem cara feia para carne cozida, mas este tipo de prato me lembra infância, pois era um dos meus preferidos. A carne estava bem macia e o caldo estava delicioso. Nunca tinha comido um purê de cará com coco. Aliás, fazia tempos que não comia cará, um legume que não faltava na mesa de minha casa em Belo Horizonte quando eu morava com meus pais e que aqui em Brasília pouco se vê. A textura do purê estava leve, sem pesar no paladar e a mistura com o coco deixou um gostinho adocicado bem interessante. Obviamente que mergulhei uma colherada do purê no caldo da carne, o que conferiu um sabor ainda melhor. Aprovadíssimo o prato e mais um selo branco em meu segundo libreto. Alguns pediram sobremesa, um creme brulé, que estava com uma aspecto ótimo. Deu até vontade de pedir um, mas resisti, pois nesta fase de dieta, doces só são permitidos aos sábados, regra por mim implantada. O prato do festival é individual, muito bem servido e custa R$ 33,00. Ao final, café expresso para levantar os ânimos para a árdua volta ao trabalho no turno da tarde, onde uma pilha de documentos e mais de cem e-mails aguardavam minhas decisões e respostas. Só consegui sair do trabalho depois de 22 horas, mas com tudo em dia e em ordem. Agora é hora de tentar dormir, coisa que não tenho conseguido ultimamente. São apenas poucas horas de sono por madrugada!


Carne cozida com cerveja preta e cebolas caramelizadas, acompanhada de purê de cará com coco

Nenhum comentário:

Postar um comentário