Um pouco de tudo do que curto: cinema, tv, teatro, artes plásticas, enogastronomia, música, literatura, turismo.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
QUINTO DIA DE MOLHO
domingo, 30 de agosto de 2009
DOMINGO DE MOLHO EM CASA
sábado, 29 de agosto de 2009
SÁBADO DEDICADO A LEITURAS
No final da tarde, mais um filme da Bravo! 100 Filmes Essenciais. O classificado em 27º lugar, um filme de Michelangelo Antonioni, A Aventura (L'Avventura), produção italiana de 1960 e que recebeu um prêmio especial do júri do Festival de Cannes daquele ano. Odiei o filme. Arrastado, sem ritmo, em certos momentos até mesmo sem nexo.
E ao terminar a noite, o filme número 26 da revista que acompanho: O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet), de Ingmar Bergman, produção sueca de 1957, ganhadora de um prêmio especial do júri no Festival de Cannes para o diretor. Uma forma interessante de abordar a morte e as dúvidas relativas à fé. Já tinha visto em cinema e VHS e continuo gostando.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
MAIS E MAIS FILMES
Número 29: Viridiana, de Luis Buñuel, produção mexicana de 1961 ganhadora da Palma de Ouro em Cannes dee melhor filme. Buñuel é um dos meus cinco diretores de cinema internacionais preferidos (os outros são Almodovar, Pasolini, Fassbinder e Coppola) e este filme é sensacional. Viridiana, nas vésperas de se ordenar freira, vai visitar seu tio e ele a tenta seduzir. Não conseguindo, se suicida e ela se sente culpada, abandonando o convento e dedicando sua vida na mansão do tio a cuidar de pobres necessitados. Mas nada sai da forma em que idealizou. Crítica feroz do diretor ao catolicismo e seu assitencialismo.
Número 28: Amarcord, de Federico Fellini, produção conjunta de Itália e França, de 1973. Fellini é especial e neste filme toda o seus exército de flora e fauna passeia na tela em duas horas de um filme onírico, belo e ao mesmo tempo uma espécie de manifesto contra o autoritarismo presente no estado, na escola, na igreja, na família, enfim, na sociedade. Gostei muito rever este filme que tinha assistido no início da década de 80, no glorioso Cine Pathé, na Savassi, em Belo Horizonte. Hoje este cinema virou um estacionamento, o que é uma pena.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA
CIRURGIA
terça-feira, 25 de agosto de 2009
ARRASTA-ME PARA O INFERNO
INTERNADO PARA UMA CIRURGIA
DIETA DOS PONTOS - DIA 04
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
DOIS DE PAUS
Na noite de domingo, continuei respirando cultura. Fui ver uma peça no Teatro Goldoni. Dois de Paus, texto e direção de Arthur Tadeu Curado, com os atores Breno Figueiredo e Iuri Saraiva. Já havia visto esta peça em outubro de 2005, naquela oportunidade encenada pelo autor do texto, Arthur Tadeu Curado e por Sérgio Sartório, e dirigido por Rachel Mendes. Pode-se dizer que são dois textos distintos, inclusive com finais diferentes. É a história de um relacionamento amoroso entre dois homens, com todas suas nuances, desde o jurar amor eterno até as brigas típicas de casa. O texto atual é mais cheio de clichês do mundo gay, o que pode afastar o público que não está acostumado com o "mundinho". Os personagens são mais afetados nesta versão. Cenário e figurino também foram alterados. Como assisti Cachorro! neste ano, não posso deixar de comparar a engenharia de moviementação de paineis no decorrer da peça. Em Dois de Paus, estes paineis são brancos e servem para pontuar lugar ou momento do texto, já que este não segue uma ordem cronológica, o mesmo que ocorria na peça do grupo carioca que via na Caixa Cultural. Há momentos divertidos e quando os dois atores se beijam na boca, há um certo frisson na plateia, formada, em sua maioria, pelo público gay. O teatro recebia um bom público. Confesso que gostei mais da primeira versão.
domingo, 23 de agosto de 2009
OVERDOSE DE EXPOSIÇÕES
DIETA DOS PONTOS - DIA 03
sábado, 22 de agosto de 2009
SE BEBER, NÃO CASE
APOCALYPSE NOW REDUX
DIA DE ARRUMAÇÃO
DIETA DOS PONTOS - DIA 02
Lanche da manhã: 1 banana nanica (30 pts).
Lanche da tarde: 2 biscoitos água e sal (16 pts); 200 ml de suco de caju ligth (7 pts); 1 maçã (15 pts).
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
DIETA DOS PONTOS - DIA 01
Lanche da manhã: caneca de chá verde (0 pts).
Cupom fiscal com meu cpf, continuando no programa Nota Legal.
Lanche da tarde: caneca de chá verde com adoçante (0 pts); 1 maçã (15 pts).
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
DIETA - DE NOVO!
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
37ª REUNIÃO DA CONFRARIA VINUS VIVUS
Foram quatro vinhos tintos franceses da região de Bordeaux, sendo dois de Pomerol e dois de Pauillac. Degustamos às cegas, palpitando sobre cores, aromas e sabores dos vinhos. Cada um era saudado como elegante, ótimo, redondo, vinhos para meditação. Ao final da degustação, cada um dos confrades indicou sua opinião sobre a procedência de cada vinho. Oito confrades tiveram a mesma opinião: os vinhos degustados foram de Pauillac, Pomerol, Pomerol e Pauillac. Apenas uma confrade discordou desta posição, pois entendia que a ordem correta era Pomerol, Pomerol, Pauillac e Pauillac e ela estava certa. A única que acertou. Em seguida, demos as notas, todas acima de 91 pontos. O vencedor foi o segundo vinho degustado, mas não foi unanimidade. A mesma confrade que acertou a ordem, preferiu o terceiro vinho degustado.
Terminamos com um belo jantar, oferecido pelo casal proprietário do restaurante, com cardápio especialmente elaborado para nós, incluindo a descrição de cada prato numa bela carta artesanal que cada um pode levar como lembrança desta reunião. Para acompanhar os pratos, mais um vinho tinto francês do Pomerol.
01) Blason de L'Evangile 2004 - Pomerol
02) Château Clinet 2003 - Pomerol
03) Château Pontet Canet 2001 - Pauillac
04) Château Grand-Puy-Lacoste 2003 - Pauillac
Vinho do jantar: Espirit de Clocher 2004 - Pomerol
A próxima reunião já está agendada para setembro, quando degustaremos vinhos tintos dos Estados Unidos.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
ÁGUA
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
TRISTE CONSTATAÇÃO
01) A Modernidade da Tradição - Marcos Sacramento
02) Tempo - Diogo Poças (irmão de Céu)
03) Não Vou Pro Céu - João Bosco
04) Nove - Ana Carolina
05) Maria Gadú - Maria Gadú
06) Minha Cara - Mart'Nália (segundo disco dela que estava fora de catálogo)
07) Luz Negra - Fernanda Takai (também comprei o dvd)
Dos que queria, só não foi possível comprar os novos discos de Céu (Vagarosa) e de Simone (Na Veia), pois a previsão de lançamento de ambos está para esta semana.
A secura em Brasília está horrível, especialmente no início da tarde. A sensação de calor é insuportável e a poeira que levanta e os constantes incêndios no cerrado incomodam os olhos. Colírio lubrificante é artigo de primeira necessidade nesta época.