Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

GASTRONOMIA EM PORTO ALEGRE (RS) - CALAMARES



Endereço
: Avenida Mercedes, 58, Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS.

Especialidade: culinária portuguesa.

Quando fui: jantar do dia 14 de junho de 2012, quinta-feira. Cheguei por volta de 20:30 horas. Estava só.

Serviço: para entrar tive que bater campainha, pois pensei que a porta estava fechada (na verdade, estava emperrada). Atendimento simpático e cordial dos garçons. Os pratos não demoraram a chegar à mesa, mesmo porque o restaurante estava bem vazio.

O que bebi: meia garrafa do vinho tinto brasileiro Boscato Reserva Merlot 2007 (R$ 19,00),  produzido no Rio Grande do Sul. Tem aroma agradável e sem novidades no sabor. Vinho para beber despretensiosamente. Junto ao vinho, água mineral com gás Água da Pedra. Não há café descafeinado no restaurante, motivo pelo qual deixei de beber ao final do jantar.




O que comi: como estava em um restaurante de cozinha portuguesa, comecei com um bolinho de bacalhau frito (R$ 5,90). Sequinho, vem sem nenhum tipo de molho ou mesmo limão. Coloquei um fio de azeite extra virgem. Estava saboroso. Como prato principal, pedi o prato da boa lembrança, levando mais um souvenir de Porto Alegre para casa. O nome do prato é bacalhau da terra (R$ 76,00). O bacalhau é desfiado, misturado com cebola e palmito, envolto em açafrão da terra, o que lhe confere uma cor amarelada, sobre camada de batata palha. Acompanha brócolis cozido, cenoura baby cozida e palmito em conserva. O prato é bonito, bem perfumado, mas carece de personalidade no paladar. Ainda tem o agravante de eu ter achado bastante espinha do bacalhau, o que me irritou um pouco, pois o peixe é desfiado, motivo pelo qual deveria haver a preocupação de retirar as espinhas antes da elaboração do prato. E nem eram espinhas minúsculas, mas de tamanhos bem visíveis. Este detalhe foi crucial para eu não gostar do prato e de nem me animar a pedir sobremesa, embora os doces portugueses sejam sempre uma tentação para mim. Não gostei.



bolinho de bacalhau


bacalhau da terra


bacalhau da terra

Valor total da conta: R$ 117,04.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * 1/2. O atendimento simpático e o bolinho de bacalhau, embora bem simples, salvaram a minha noite.

Gastronomia Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário