Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CT TRATTORIE - GASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO (RJ)



Endereço: Avenida Alexandre Ferreira, 66, Jardim Botânico, Rio de janeiro, RJ.

Especialidade: culinária italiana, sob o comando do chef Claude Troisgros.

Ambiente: instalado na mesma casa onde funcionava o Bistrô 66, que era do mesmo proprietário e chef. O local tem um pequeno alpendre que funciona como sala de espera, onde sempre tem gente. Internamente, dois salões, separados por um balcão que funciona como um buffet de iguarias italianas. Mesas de madeira, piso hidráulico, quadros nas paredes, lustres vermelhos, paredes pintadas em branco e verde, sofás verdes, colorindo o ambiente com as cores da bandeira italiana, e amplas janelas de vidro que dão vista para a rua. Nos vidros estão impressos dizeres que não deixam dúvidas de que o restaurante tem cozinha italiana.




Serviço: muito bom desde a recepção, quando ficamos na fila de espera, até o pagamento da conta. Enquanto esperávamos, ainda no alpendre, um garçom nos perguntou se queríamos algo para beber ou mesmo petiscar. Os pratos não demoram a chegar à mesa, mesmo com o restaurante estando lotado. Há manobrista na porta, cujo serviço é pago diretamente aos manobristas.

Quando fui: jantar do dia 09 de junho de 2012, sábado. Éramos seis pessoas e chegamos bem tarde da noite, por volta de 23 horas.

O que bebi: dividimos duas garrafas do vinho tinto Sabri Barbera D'Asti 2007, produzido pela vinícola Batasiolo na região da Toscana, Itália. Acompanhou o vinho água sem gás Pouso Alto Estilo e um café descafeinado Nespresso ao final do jantar.

O que comi: iniciamos compartindo o couvert da casa, ou seja, crostini com pasta de queijo de cabra. Crocantes, i crostini estavam muito bons e a pasta de queijo era muito suave. Pulei a entrada, pedindo como prato principal um fettucine simples na manteiga Aviação, parmesão e batata palha. O prato é bem servido, com um ótimo perfume. Massa deliciosa, cujo tempero me pareceu ser tão somente a manteiga Aviação, um ícone da gastronomia carioca. A batata palha deu apenas um charme à massa, pois não faltaria nenhuma falta. Gostei muito. Não resisti no caso da sobremesa, pois algumas das iguarias doces da culinária italiana fazem parte do menu, como o tiramisú e a palha italiana. Pedi esta última, pois um ingrediente de seu preparo me chamou a atenção: flor de sal. São dois palitos da palha italiana levemente salpicados com a flor de sal, acompanhado de uma pequena bola de sorvete de caramelo. Delicioso! Dá vontade de repetir. Aproveitei que Ric pediu o tiramisú para experimentar uma colherada. Divino.


crostini com pasta de queijo de cabra


fettucine simples na manteiga Aviação, parmesão e batata palha


palha italiana
Valor total da conta: R$ 1.518,00.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * * *. Comida ótima, ambiente gostoso, lugar para se voltar várias vezes. Para quem gostava do Bistrô 66, o cardápio do CT Trattorie tem uma seção que se chama Saudades do Bistrô 66, com alguns pratos da culinária francesa.

Gastronomia Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário