Especialidade: cozinha contemporânea, com forte influência da culinária francesa, sob o comando do chef belga Fréderic De Maeyer. O restaurante tem uma estrela no Guia 4 Rodas 2012.
Ambiente: moderno, com a predominância do tom ocre. O acesso se dá por uma escada à esquerda de quem entra na joalheria. Logo abaixo da escada fica o imponente bar, que é visto por ambos os salões que integram o ambiente em formato de L. O cardápio vem em um estojo que imita um livro antigo, já que o nome do restaurante é em homenagem ao escritor português Eça de Queiroz.
Serviço: eficiente, cordial e correto. Os pratos não demoram a chegar, afinal é um restaurante que atende, majoritariamente, executivos que trabalham ou tem reuniões de negócios na região central da capital fluminense.
Quando fui: almoço do dia 08 de junho de 2012, sexta-feira. Éramos quatro pessoas.
O que bebi: uma lata de Coca-Cola Zero e um café expresso ao final, ricamente acompanhado por bombons de chocolate belga e biscoitos crocantes de amêndoas, quase valendo por uma sobremesa.
O que comi: aceitamos o couvert, já que estávamos famintos após horas de caminhada pelas ruas do Centro, com direito a compras na S.A.A.R.A (Sociedade dos Amigos dos Arredores da Rua da Alfândega). Assim, chegaram à mesa duas pranchas de metal contendo quatro unidades cada uma dos acepipes da casa: crostini com tapenade e sablé de parmesão com creme de azeite e ervas. O couvert foi reposto antes de chegar a amuse bouche oferecida pelo chef, ou seja, um copinho transparente com creme de batata baroa e abobrinha. Quente e saboroso, abrindo o nosso apetite. Fui direto para o prato principal, pedindo um lombo de cordeiro grelhado, jus de ratatouille, blinis de feijão branco ao pesto, tomate gratinado com queijo de cabra e abobrinha. A apresentação do prato já aguça o paladar. O lombo vem fatiado em pedaços pequenos, mas montado como se fosse uma peça inteira, sobre o suco espesso do ratatouille, o que conferiu mais sabor à carne. Ao lado, o blinis, com destaque para o queijo de cabra, quase derretendo na boca, harmonizando perfeitamente com o tomate e a abobrinha, levemente assada. Prato excelente. Recomendo.
crostini com tapenade e sablé de parmesão com creme de azeite e ervas
creme de batata baroa e abobrinha
lombo de cordeiro grelhado, jus de ratatouille, blinis de feijão branco ao pesto, tomate gratinado com queijo de cabra e abobrinha
Valor total da conta: R$ 460,00, incluindo três cervejas long neck Heineken e uma sobremesa, uma difícil escolha dentre as opções com chocolate belga..
A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).
Minha avaliação: * * * *. Embora tenha foco no público executivo que trabalha ou transita na região central, é um ótimo local para fugir da correria do centro.
Gastronomia Rio de Janeiro (RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário