Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

BAR LUIZ - GASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO (RJ)



Endereço: Rua da Carioca, 39, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Especialidade: culinária alemã em ambiente de bar. Clássico do Centro do Rio, fundado em 1887.

Ambiente: simples, com paredes brancas e algumas fotos antigas retratando o Rio. A porta de entrada é em madeira e vidro que se abre para um amplo salão claro e ruidoso, por que suas mesas estão sempre cheias. Um desenho de Ziraldo pende do teto. Na parede um selo azul informa que o Bar Luiz foi o primeiro a comercializar chope na capital fluminense.








Serviço: garçons mais velhos atendem com muita cortesia e simpatia, bem ao estilo dos botecos cariocas. Mesmo com a casa cheia, meu pedido chegou rapidamente à mesa.

Quando fui: almoço do dia 30 de maio de 2012, quarta-feira. Estava só.

O que bebi: uma lata de Coca Cola Zero. Quis um café ao final, mas o garçom disse que não tinha nenhum tipo para oferecer.

O que comi: fui no tradicional e mais famoso item do cardápio, o prato alemão completo para uma pessoa: meia porção de chucrute, meia porção de salada de batata, um salsichão bock, um salsichão branco, um kassler e batata cozida. A porção, mesmo sendo individual, é generosa, servida com todos os ingredientes na mesma vasilha, com exceção da salada de batatas, em prato separado. O garçom serviu meu prato, colocando um pouco de cada iguaria. Comecei por experimentar o kassler, ou seja, uma costela de porco defumada. Ele tem uma cor linda, rosada e estava muito macio, embora um pouco salgado para o meu gosto. O chucrute estava sensacional, não muito ácido, perfeito. Os dois salsichões vem partidos ao meio em corte longitudinal, levemente fritos. O bock, de cor avermelhada, tem sabor mais marcante, enquanto o branco, macio e leve, foi meu preferido. Mas o grande lance é a salada de batatas. Fantástica. Levemente ácida devido ao limão na maionese, estava deliciosa, sem ser pesada, harmonizando bem com as carnes, incluindo o kassler defumado, quando seu sal foi neutralizado pelo ácido da maionese. Vi passar por mim uma bandeja com uma tentadora torta alemã, fechei os olhos, respirei fundo e deixei a vontade passar.




Quanto paguei: R$ 68,70.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * *. Lugar movimentado, com bom atendimento e boa comida. Para quem gosta, o lugar tem fama de servir um bem tirado chope.

Gastronomia  Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário