Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

APRAZÍVEL - GASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO (RJ)



Endereço: Rua Aprazível, 62, Santa Tereza, Rio de Janeiro, RJ.

Especialidade: culinária brasileira.

Ambiente: fica em um agradável local, com vários ambientes que seguem os desníveis da encosta de Santa Tereza, aproveitando, inclusive, a histórica e tombada murada do bairro, cuja ideia da construção remonta ao final do  Século XVIII. Nos ambientes, predominam objetos de decoração rústicos, muitos dos quais do rico artesanato brasileiro. Árvores enormes, vasos de plantas, mesas e cadeiras feitos em peças brutas de madeira, bancos com almofadas coloridas, sousplats em formato de flores com cores vibrantes, bonecas de cerâmica, muita palha, cestos com frutas naturais no balcão do bar, retalhos de azulejos, entre outros itens, fazem parte da decoração. A vista proporcionada pelo restaurante é deslumbrante. Ficamos em um gazebo, no local mais alto do restaurante, em local onde só tem uma mesa, cujo acesso se dá por uma escada de ferro em espiral.











Serviço: ótimo, desde o atendimento ao telefone, até a saída, quando utilizamos o serviço de carro executivo oferecido pela casa (serviço pago diretamente ao motorista). Tivemos um excelente atendimento pelo garçom Rico. Há wi-fi, mediante solicitação de senha. Para quem sentir frio, há mantas para empréstimo.

Quando fui: almoço do dia 07 de junho de 2012, quinta-feira, feriado de Corpus Christi, em dia nublado e frio no Rio de Janeiro. Éramos quatro pessoas.

O que bebi: uma lata de Coca Cola Zero e uma xícara de café expresso ao final.

O que comi: pedimos três entradas para compartilhar. Além disto, escolhi um peixe como prato principal, sem sobremesa.

Entrada 1: palmito fresco assado servido na telha de bambu, com pesto de azeite, manjericão e castanha de caju. Prato leve, perfumado, intenso em sabor. Preferi o palmito ao natural, sem o pesto que o deixou com sabor muito forte. Uma entrada que deve ser provada.



Entrada 2: vieiras em crosta de camarão seco e castanha de caju, servida sobre creme de aipim e coco. São quatro unidades, servidas em conchas que ficam estáveis no prato porque o creme de aipim serve de "cola". No centro, um potinho com mais creme de aipim e coco ralado por cima. As vieiras estavam macias por dentro e crocantes por fora. Achei o creme de aipim dispensável.



Entrada 3: escondidinho em homenagem ao Nordeste. Vem em um ramequim pequeno, feito com purê de batata baroa recheado com carne seca desfiada, queijo fundido e parmesão gratinado. Servido muito quente, estava ótimo. A substituição da mandioca pela batata baroa deu uma personalidade ao prato. Muito bom.



Prato principal: peixe tropical. Servido em um prato com bordas pintadas em verde. Trata-se de um filé de cherne grelhado ao molho de laranja, tendo como acompanhamento arroz de coco com castanha de caju e metade em corte longitudinal de uma banana da terra assada. O cherne é um peixe que sempre aprecio, por sua cor, textura e sabor leve. Estava grelhado no ponto certo, bem macio por dentro. O arroz tinha pouco tempero, deixando o coco e a castanha de caju se sobressaírem, mas tinha um sabor delicado. O ponto forte do prato era a banana da terra. em bela apresentação, estava simplesmente divina. Prato aprovadíssimo.



Valor total da conta: R$ 610,12, ressaltando que foram consumidas três garrafas de cerveja Antarctica Original e duas caipiroscas de frutas, além de água e refrigerantes.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * * *. Para ir com tempo e curtir o ambiente, a vista, o cardápio e a companhia.

Gastronomia Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário