Pesquisar este blog

sábado, 2 de junho de 2012

MARKET IPANEMA - GASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO (RJ)



Endereço
: Rua Visconde de Pirajá, 499, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ.

Especialidade: culinária variável, com forte presença de ingredientes orgânicos. Comida saudável, sob os cuidados da chef Carol Figueiredo. Serve um ótimo café da manhã. Tem vasta oferta de sucos naturais, chás e smoothies. Além do menu normal, oferece um cardápio especial de verão, com pratos mais leves. Duas opções do dia estão disponíveis nas versões combo (entrada + principal ou principal + sobremesa) e PF. Para saber tais opções, além dos garçons informarem quando sentamos à mesa, há uma lousa negra na parede à direita de quem entra com algumas sugestões, incluindo os pratos do dia.

Ambiente: fica em local escondido na movimentada Rua Visconde de Pirajá. Sua entrada é por um beco que se abre em um jardim ao ar livre, onde ficam as mesas de madeira com cadeiras de plástico em cores vibrantes. Também há bancos que acomodam duas pessoas confortavelmente, posicionados próximos às árvores do jardim. Muitas plantas contribuem para conferir ao local um ar descolado e descontraído. Ainda há um ambiente interno, onde um bar serve de apoio à equipe do restaurante e onde estão mais mesas, em salão com ar condicionado. O beco de acesso tem uma parede com um mural colorido, onde frutas e legumes gigantes são os protagonistas. Também neste corredor ficam bancos para acomodar quem fica na espera de mesa. O local é tão tranquilo que nem se nota que estamos em uma rua muito movimentada de Ipanema.






Serviço: o atendimento na chegada é simpático e cordial. Cheguei em hora adiantada para o almoço, após 14:30 horas, mas ainda havia fila de espera. Chamaram-me rapidamente para me sentar. Fiquei em mesa no jardim. Os garçons, vestidos de preto, são informais e prestativos, mas são atrapalhados no servir. Uma certa demora nos pratos foi a tônica enquanto lá estive, presenciando uma senhora, que compartilhou o mesmo banco onde eu estava, reclamando que sua sobremesa não era servida.

Quando fui: almoço do dia 29 de maio de 2012, terça-feira. Estava só.

O que bebi: foi difícil escolher um suco entre as opções oferecidas no cardápio. As combinações são inusitadas, dando-me vontade de experimentar várias. Optei por um copo de suco de manga com gengibre. O suco é servido em um copo americano grande. De cor forte, combinando com a decoração da casa, o suco estava em ótima consistência. No entanto, não aprovei o sabor. Para mim, o gengibre  estava massacrando o doce natural da manga. Finalizei o almoço com uma xícara de café expresso Nespresso, que vem acompanhado por uma porção de brigadeiro de colher. Fiquei só observando o brigadeiro...


suco de manga com gengibre


Nespresso + brigadeiro de colher


O que comi: comecei com o couvert da casa, ou seja, pão orgânico de alecrim com azeite extra virgem Costa D'Oro e flor de sal. A porção individual conta com dois pães pequenos servidos em um saco de linhagem, o que lhe confere um ar descolado. O azeite é colocado em um pratinho de porcelana pela própria atendente que serve o couvert, sem a garrafa ficar na mesa, enquanto a flor de sal vem em um potinho de porcelana branca. Simples e gostoso. Escolhi o prato do dia, combo entrada + principal. A salada veio rapidamente à mesa em um bowl de cerâmica branca, contrastando com a excelente salada de quinoa escura, pepinos e tomates, ambos picados em cubos pequenos. Enfim, o prato principal, salmão grelhado, pesto de capim limão com azeite, acompanhado de purê de batatas com manjericão. Bem servido, o prato tem apresentação bonita. O pesto chega em um copinho americano, tipo os usados para tomar doses de cachaça, permitindo que o cliente coloque a quantidade que quiser no salmão, que estava bem grelhado, mas sem sabor diferenciado. O purê de batatas estava bem leve, com o sabor marcante do manjericão, que também contribuiu para lhe dar uma cor esverdeada. Além da quantidade de purê que decora o prato, servem-no em um pote de porcelana branca.


pão orgânico de alecrim com azeite extra virgem Costa D'Oro e flor de sal


salada de quinoa escura, pepinos e tomates


salada de quinoa escura, pepinos e tomates + suco de manga com gengibre


salmão grelhado, pesto de capim limão com azeite, acompanhado de purê de batatas com manjericão


salmão grelhado, pesto de capim limão com azeite, acompanhado de purê de batatas com manjericão


Quanto paguei: R$ 43,79.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * *. Ambiente agradável, descontraído, ótimo para um café da manhã tardio ou um almoço saudável. Vi tochas nos jardins, sendo informado que elas eram acesas à noite, contribuindo para manter o clima cool que o Market Ipanema tem.

Gastronomia  Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário