Pesquisar este blog

domingo, 10 de junho de 2012

GASTRONOMIA EM SALVADOR (BA) - DONA MARIQUITA



Endereço
: Rua do Meio, 178, Rio Vermelho, Salvador, Bahia.

Especialidade: Culinária baiana, mas não a mais conhecida. O restaurante faz um trabalho de pesquisa e resgate de pratos antigos que hoje são desconhecidos pela maioria das pessoas. As influências africanas e sertanejas são fortes nestes pratos. 

Ambiente: fica em uma casa de fachada branca em rua de nome curioso (Rua do Meio). São três ambientes internos mais um no que seria o quintal da casa. Na área de apoio, onde estão cozinha, banheiros e o caixa, a parede é feita de sapê. No fundo do quintal, há um balcão que faz as vezes de bar. Nos ambientes internos, com ar condicionado, o chão é de cimento batido com alguns detalhes feitos com ladrilhos hidráulicos antigos. Uma estante divide o grande salão em dois. Nela estão objetos do artesanato baiano, feito em cerâmica crua ou palha. Um carrinho de madeira, daqueles que vendedores ambulantes oferecem café nas ruas da cidade, serve de apoio para os cardápios, cujo capa também é de palha. Cortinas brancas cobrem as janelas, enquanto o forro do teto é de palha. Completa a decoração lustres brancos em formato redondo e quadrinhos com motivos populares nas paredes.










Serviço: informal, cheio de sorrisos, mas ainda carecendo de muito treinamento. Houve uma demora na chegada do prato, mas dei um desconto por estar bem cheio o restaurante, mesmo eu tendo chegado perto de 15 horas. Tem um cardápio variado de cachaças, com destaque para as mineiras, baianas e paulistas.

Quando fui: almoço do dia 03 de junho de 2012, domingo. Estava só.

O que bebi: uma lata de Coca Cola Zero. Finalizei com um café de coador, única opção da casa. Estava ralo e morno. Dispensável.

O que comi: fiquei interessado em vários itens do cardápio, mas alguns deles são indicados para duas pessoas. Quando vi que a casa fazia parte da Associação da Boa Lembrança, pedi o prato elaborado para este fim: farofa de maniçoba com banana da terra frita e carne de porco defumada acebolada. O prato é servido em uma cerâmica crua, tendo bela apresentação. A farofa de maniçoba fica no meio do prato, com pedaços de banana frita saindo de seu centro como se fosse a lava de um vulcão. Ao redor, pedaços da carne de porco e muita cebola. Tempero maravilhoso, sem pimenta, que fica disponível para o cliente na mesa. A farinha e a folha da maniçoba formaram um belo par, com sabor marcante. Sensacional e ainda levei o prato da Boa Lembrança, pintado à mão, para casa.



farofa de maniçoba com banana da terra frita e carne de porco defumada acebolada


Prato da Boa Lembrança


Quanto paguei: R$ 74,03.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * * 1/2. Foi a segunda vez que almocei no Dona Mariquita e, voltando a Salvador, é um dos locais que quero voltar.

Gastronomia Salvador (BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário