Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DE VOLTA PARA CASA

Acordamos cedíssimo, antes de 6:30 horas. Fiquei na cama, rolando de um lado para o outro. Do lado de fora, um céu azul e um sol maravilhoso. No dia de irmos embora, o Ceará resolve fazer jus ao apelido de Terra do Sol. Como não consigo mais dormir, pego o livro para ler e fico entretido com a leitura até 9 horas, quando descemos para o café da manhã. Já tenho saudades de encontrar todas as manhãs as frutas picadas e o mel prontinho para ser consumido. Em Brasília, se quiser, terei que picar as frutas e fazer a salada. Voltamos para o quarto. Hora de arrumar as malas e tomar banho para partirmos. Descemos exatamente ao meio dia, hora estabelecida pelo hotel para o check out. Rápida conferência de extrato e pagamos a conta - R$798,00 - por quatro noites. As malas já estavam no táxi. O dia está bem quente. Chegamos ao aeroporto e pagamos R$25,00 pela corrida. Faço meu check in na TAM e meu amigo na Oceanair. Meu voo tem previsão de sair no horário, 14:05 horas. Meu amigo ainda não sabe, pois seu voo, com escala em Recife, tem horário marcado para 16 horas. Chá de aeroporto para meu amigo. Nos despedimos logo, entro na sala de embarque e aguardo a chamada lendo o livro sobre Almodóvar. No horário exato, os funcionários da TAM anunciam o meu voo e seu embarque. Voo lotado. Sai na hora. A rota até Brasília é feita com muita tranquilidade. Em menos de uma hora de voo termino de ler o livro. Achei muito bom, mas não é para qualquer pessoa ler. Tem que conhecer os filmes de Pedro Almodóvar. Do contrário, o leitor ficará boiando. Para mim, que já vi todos os filmes que foram lançados no Brasil, gostei muito de alguns esclarecimentos que o diretor espanhol faz de seus filmes. O livro é completo, há espaço para todos os seus filmes. Na verdade, o livro é uma coletânea de entrevistas que Frédéric Strauss fez com o diretor espanhol ao longo de vinte anos e tais conversas são dispostas no livro em ordem cronológica, o que permite constatar as explicações de Almodóvar e as impressões do entrevistador em relação à evolução dos filmes enfocados. Ao terminar o livro, pego meu ipod e escuto Teresa Cristina & Grupo Semente. E, já que estou no clima, escuto também Las Canciónes de Almodóvar, músicas de seus primeiros filmes (cd que comprei em uma viagem ao Chile no final dos anos noventa). O avião pousa no horário certo e minha mala, por incrível que possa parecer, é a primeira a sair na esteira. Saio e o sol e o céu de Brasília estão lindos. Meu companheiro ainda não está no aeroporto. Ligo e ele diz que já está perto. Mais dez minutos e ele chega. Saudades...
Passamos no balão do aeroporto, conhecido como banbolê de Sara e vislumbro o tóten anunciar que faltam 364 dias para os cinquenta anos de Brasília. Lembro, então, que a cidade completara 49 anos no dia anterior. Meu companheiro diz que houve mega festa na Esplanada dos Ministérios, com shows de Xuxa, Jota Quest e um cantor sertanejo. O público foi estimado em setecentas mil pessoas. Houve sete pessoas esfaqueadas com um morrendo a caminho do hospital. Os governantes precisam organizar melhor tais festas e que isto sirva de alerta para a festa de 2010. Chego em casa e vejo os móveis novos que chegaram neste mesmo dia. Adoro cheiro de móvel novo. Desfaço as malas. Roupa para lavar. Como um caldo de feijão, afinal, nesta quinta-feira, pesarei novamente e verei o resultado de meu esforço em manter a dieta em plenas férias. Resolvemos colocar a sala do modo que pensamos, com uma decoração pendendo para o minimalismo (algo novo e difícil para mim). Retiramos a árvore que mantenho há anos na sala. Ela é colocada no corredor, do lado de fora, próximo ao elevador, pois pedirei ao empregado do condomínio que desça com ela no dia seguinte. A sala fica ótima, dividida em dois ambientes - sala de estar e sala de jantar. É a primeria vez que tenho uma mesa de jantar. Mesa para seis lugares, em formato oval. Vamos para o escritório e fazemos uma arrumação, com nova disposição dos móveis, pois uma mesa e uma cadeira foram retirados do ambiente. Não há espaço para colocar alguns livros quen estavam em uma estante, agora ocupada com os equipamentos de informática. Colocamos os livros dentro do guarda roupa. Estou cansado e tenho sono. Amanhã é dia de voltar ao trabalho. Prometi escrever um post especial com o título A Nova Geração, mas ficará para amanhã. Por hoje é só.

Música do dia: música espanhola e Teresa Cristina & Grupo Semente. Durante a arrumação em casa, Roberto Carlos, das antigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário