Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

GASTRONOMIA EM PUNTA ARENAS, CHILE - SOTITO'S




Endereço: Avenida O'Higgins, 1.138, Punta Arenas, Chile.


Especialidade: culinária clássica da Patagônia.


Ambiente: fica em um sobrado de frente para uma praça que, por sua vez, fica em frente ao mar. O restaurante funciona no primeiro piso em um salão grande, com decoração antiga, predominando o tom verde e alguns quadros nas paredes.



Serviço: novamente um restaurante onde o serviço é apressado e ficou mais estressante na medida em que o salão encheu. A maioria dos garçons parecem ser antigos empregados, o que garante experiência e conhecimento dos pratos. Necessário fazer reserva, pois o restaurante é considerado o melhor da cidade e vive cheio de turistas, principalmente no jantar.

Quando fui: jantar do dia 17 de fevereiro de 2012, sexta-feira. Éramos três.


O que bebi: uma garrafa de vinho tinto Cousino Macul Antiguas Reservas elaborado no Valle del Maipo, Chile, com a casta merlot, safra 2009, contendo 13,5% de álcool. Não é ruim, mas também não tem nada de excepcional e harmonizou bem com meu prato principal, carne de cordeiro. Para acompanhar o vinho, água com gás da marca Cachantun



O que comi: aceitamos o couvert da casa com pães na chapa, servidos quentes, com vinagrete e manteiga. Para entrada, pedimos uma tortilla espanhola (batatas, ovo, presunto, cebola e linguiça) para compartir. Estava saborosa, com uma massa bem leve. Ainda quis experimentar uma centolla inteira cozida apenas na água. O prato é la pièce de resistance do Sotito's, onde recebe o nome de centolla mayo. Praticamente todas as mesas tinham este enorme caranguejo como entrada. A carne é levemente adocicada, com sabor mais delicado se comparado ao caranguejo que estamos acostumados a comer no Brasil. Para não roubar o seu sabor, a centolla vem sem molho, acompanhada de rodelas de tomate e alface americana picada. Estava muito bom. Em seguida, chegou o prato principal, cordeiro al ruedo com papas duquesa. É outro prato tradicional da Patagônia. Muito bem servido, não aguentei comer tudo. Nada mais do que uma carne de cordeiro assada na forma tradicional do lugar, parecido um fogo de chão. Não gostei do prato, muito menos das batatas que serviam de acompanhamento, pois estavam frias e sem sabor. Não queria sobremesa, mas quando o garçom disse que tinha sorvete de lúcuma, não resisti, pedindo um. Estava bem cremoso, uma delícia. Declinei do café.


centolla mayo 


tortilla espanhola 


cordeiro al ruedo com papas duquesa

Quanto paguei: $ 30.500 (U$ 63,92), valor individual.

Minha avaliação: ++1/2. Valeu pela centolla.

Gastronomia Punta Arenas (Chile)

Nenhum comentário:

Postar um comentário