Pesquisar este blog

sábado, 10 de março de 2012

GASTRONOMIA EM SANTIAGO, CHILE - AMBROSIA




Endereço: Merced, 838 A (detrás del Museo Casa Colorada), Centro, Santiago, Chile .


Especialidade: cozinha contemporânea.


Ambiente: fica escondido atrás da Casa Colorada, muito próximo da agitada Plaza de Armas. É um oásis de tranquilidade no Centro de Santiago. Há um pátio externo com mesas protegidas por grandes ombrelones e umidificadores ligados no verão para amenizar a baixa umidade característica da estação mais quente do ano. O interior é pequeno, lembrando um bistrô, com um bar à direita, que mais serve como um balcão de apoio aos garçons. Mesas de madeira clara, com cadeiras confortáveis estofadas em cor gelo contrastam com o bordeaux das paredes. Portas e paredes de vidro ajudam a dar uma luminosidade natural ao ambiente interno.



Serviço: Logo que cheguei, perguntaram-me se tinha reserva. Como não tinha, fizeram cara de poucos amigos. Disse que era turista e que tinham me recomendado almoçar ali. Um atencioso gerente apareceu, dizendo que a casa estaca lotada, mas havia uma mesa disponível onde ninguém queria se sentar. Ao ver a mesa, vi o motivo das recusas. Era pequena, comportando sem muito conforto apenas uma pessoa. Nem bem me acomodei na pequena mesa encostada na parede, o garçom já queria saber o meu pedido de bebida e comida. Foi-me oferecido dois menus. Ao questionar o atendente sobre o menu especial do dia, ele me disse que somente seria servido à noite. Era um menu especial para o dia dos namorados, comemorado no Chile no mesmo dia em que se comemora nos Estados Unidos, em 14 de fevereiro. Entendi, então, o porque fui questionado se tinha reserva para almoçar e porque a mesa tão pequena estava disponível. O serviço é apressado demais, mas, ao mesmo tempo, displicente. Escolhi o menu normal da casa para o almoço das terças-feiras. O garçom anotou e sumiu. Passados dez minutos, ele retornou dizendo que a carne de porco do prato principal tinha acabado, perguntando-me se podia trocar por um filé bovino. Concordei. Enquanto esperava os pratos do menu, quando houve uma demora incômoda, observei que outras mesas reclamavam da demora dos seus pedidos (afinal era um dia útil, com muitos homens vestidos de terno e gravata, e as pessoas teriam que retornar ao trabalho).

Quando fui: almoço do dia 14 de fevereiro de 2012, terça-feira. Estava só.


O que bebi: água mineral com gás Porvenir.

O que comi: o menu do dia, com entrada, prato principal e sobremesa. Comecei com uma salada verde com presunto cru com molho de blue cheese, que estava agradável e apropriada para o calor que fazia. Em seguida, um fileto com purê de berinjela, cogumelos paris, abobrinha e folhas verdes. O prato tem uma apresentação bonita e o sabor estava fantástico. Simples, mas com um toque especial da chef Carolina Bazán. A decepção ficou por conta da sobremesa, um cheesecake acompanhado por framboesas e mirtilos frescos. Não estava ruim, mas passava longe de ser um cheesecake. Parecia um bolo de queijo, destes que comemos em café da tarde no interior de Minas Gerais. Finalizei com um café expresso.


salada verde com presunto cru com molho de blue cheese 


fileto com purê de berinjela, cogumelos paris, abobrinha e folhas verdes 


 cheesecake acompanhado por framboesas e mirtilos frescos 


Quanto paguei: $ 17.050 (U$ 35,14).

Minha avaliação: +++. Poderia ser maior, mas a agitação por conta do dia dos namorados prejudicou um pouco. Vale pela comida, mesmo eu não tendo gostado da sobremesa.

Gastronomia Santiago (Chile)

Nenhum comentário:

Postar um comentário