Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

ZAZÁ BISTRÔ TROPICAL - GASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO (RJ)




Endereço: Rua Joana Angélica, 40, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ.

Especialidade: cozinha contemporânea, com ênfase na culinária asiática e pitadas de brasilidade, sob o comando dos chefs Isabela Piereck e Pablo Vida.

Ambiente: fica em uma simpática casa de esquina de dois pavimentos com decoração cheia de badulaques, vasos de samambaias pendurados na excelente varanda, onde ficam algumas mesas, gradis de ferro retorcidos, lembrando a belle époque francesa. Cores fortes estão nas paredes externas e internas da casa. No banheiro frases de efeito escritas com tinta vermelha enfeitam as paredes brancas. Uma torneira em forma de tucano na pia do banheiro masculino não deixa dúvidas de que o restaurante tem ascendência tropical.




Serviço: relaxado, como se fosse um boteco de praia. Deveria ser melhor pelo porte do restaurante e pela ótima culinária que apresenta.

Quando fui: jantar do dia 17 de março de 2012, sábado. Éramos dois.

O que bebi: uma caipirosca de maracujá feita com a vodca Absolut, acompanhada de água com gás Schin. Há muito não bebia esta água porque era mais gás do que água, mas ela melhorou muito, ficando bem suave. A caipirosca estava bem feita, servida em um copo de design diferenciado como pode ser visto na foto abaixo.



O que comi: de entrada, compartilhamos uma porção de samosas. São sete pasteizinhos indianos  recheados com uma mistura de camarões, palmito fresco, coentro, frango orgânico, hortelã, gengibre e pimenta dedo de moça. Acompanha um potinho com chutney de manga. Crocantes por fora e com recheio macio e consistente, levemente picante, as samosas ficam melhor quando mergulhadas no chutney, pois o doce da manga corta a ardência do recheio. Como prato de fundo, optei por um atum fresco marinado e selado em sagú de tapioca ao gergelim com purê de batatas com wassabi e couve crocante. Atum apenas selado, cru por dentro, como deve ser, muito bom. A apresentação do prato é para se destacar, como se vê na foto. Achei a combinação do purê com wassabi um tanto quanto esquisita, com sabor diferente que não me seduziu. Preferi o pescado e a couve crocante. Não resisti e pedi uma sobremesa, optando pelo devil's cake, um petit gateau rústico com crosta crocante e um recheio de chocolate derretendo quando aberto. Ao lado, um sorbet de limão siciliano com raspas de laranja que estava pra lá de refrescante em absoluto contraste com o chocolate. Aprovado.


samosas 


atum fresco marinado e selado em sagú de tapioca ao gergelim com purê de batatas com wassabi e couve crocante 

Quanto paguei: R$ 280,45. Valor total da conta.

Minha avaliação: +++1/2. Se o serviço fosse melhor, minha avaliação subiria mais meio ponto.

Gastronomia Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário