Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

GASTRONOMIA EM SANTIAGO, CHILE - LA MAR




Endereço: Avenida Nueva Costanera, 3.922, Vitacura, Santiago, Chile.


Especialidade: culinária peruana, com ênfase em ceviches. Mais um restaurante do renomeado chef peruano Gastón Acurio.


Ambiente: instalado em uma casa no elegante bairro de Vitacura, possui uma parte aberta e um grande salão interno, com decoração em tons de azul e verde. Também há um bar onde drinques são apreciados por aqueles que aguardam mesa. Na parede do bar há uma grande lousa com as sugestões do dia. Uma outra lousa, no salão, informava que em virtude da pesca predatória do atum, o restaurante deixava de incluir o peixe em seus pratos até que haja uma pesca sustentável deste pescado.



Serviço: apressadíssimo. Parecia que queriam se ver livres de mim rapidamente. Como já estava virando rotina em Santiago, nem bem sentei ejá perguntavam o que iria beber e comer. Tive que pedir calma ao garçom por mais de uma vez. Cheguei a indagar se ali era um restaurante ou um fast food. Os pratos chegaram muito rápidos à mesa.

Quando fui: janta do dia 15 de fevereiro de 2012, quarta-feira. Estava só.


O que bebi: comecei com uma água com gás Porvenir para matar a sede, experimentando, em seguida, uma dose de pisco souer, que estava muito bom. Ao final do jantar, ainda bebi uma lata de Coca Cola Light.


couvert e pisco souer

O que comi: enquanto lia o cardápio, petisquei o couvert da casa: uma cumbuca de milho peruano frito e uma porção de chips de várias batatas. Acompanha os petiscos três molhos picantes, com nível de ardência evolutivo. Os chips de batatas são sensacionais. Devorei toda a cumbuca e tive vontade de pedir mais, mas me controlei, pois logo chegou a entrada, ceviche nikeisalmão em leche de tigre ao molho nikei. Originalmente o prato é feito com atum, mas substituíram-no por salmão devido ao "sumiço" do peixe usado na receita original dos mares. Fui avisado antes de que o ceviche seria servido com salmão. Comer qualquer ceviche da carta do La Mar é certeza de não errar. Estava fantástico e a mistura do limão do leche de tigre com o doce do molho de inspiração japonesa deixou o salmão mais gostoso. Ainda teve o detalhe do abacate por cima de tudo, dando a untuosidade necessária à iguaria. Como prato principal, escolhi um arroz chaufa, um prato muito popular no Peru, uma influência da culinária chinesa. No restaurante, o prato recebeu o nome de chaufa la mar cuja definição no cardápio diz que é arroz de chifa peruano com frutos do mar. Ele vem em um bowl branco, cuja borda não é em um linha vertical, mas levemente inclinada. Simplesmente de comer de joelhos de tão bom. Recusei a sobremesa. Voltei para o hotel com a experiência gastronômica ainda latente em minha mente.


ceviche nikei 


arroz chaufa 

Quanto paguei: $ 30.200 (U$ 62,77).

Minha avaliação: ++++. Minha nota só não foi maior por causa do serviço.

Gastronomia Santiago (Chile)

2 comentários:

  1. Léo, estou muito bem impressionado com os pratos que escolheu. Parabéns pelas opções. Este ceviche me deixou com água na boca. Lembrei do Astrid & Gastón de Bogotá...delícia. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Laerte,

    Os pratos eram um deleite para visão, olfato e paladar.

    Um abraço,

    ResponderExcluir