Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

BRASILEIRINHO - GASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO (RJ)





Endereço: Avenida Atlântica, 3.564, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.

Especialidade: culinária brasileira, destacando-se as iguarias mais famosas como a feijoada (prato forte da casa), a moqueca, o camarão na moranga, tutu de feijão, entre outras.

Ambiente: fica no Hotel Debret, mas tem entrada independente do hotel. Ampla parede de vidro garante a vista para o calçadão e o mar de Copacabana. O interior mescla uma decoração rústica, com piso de concreto batido, paredes cinzas com nichos onde objetos do artesanato brasileiro estão expostos, como as famosas bonecas de barro do Vale do Jequitinhonha (MG), os balões coloridos de Parati (RJ) e as peças produzidas em Bichinho (MG). O teto é coberto de cestos das mais variadas fibras naturais. Ainda há uma reprodução de uma janela do casario colonial do interior do Brasil bem colorida em um das colunas de sustentação do ambiente. A modernidade fica por conta das cadeiras de design com assentos de plástico verde vibrante e pés de alumínio. As mesas são de madeira, lembrando móveis antigos e não estão cobertas por toalhas, apenas um passador branco. À esquerda de quem entra fica um pequeno bar revestido em madeira. Um das paredes abriga uma bonita adega climatizada.



Serviço: bom, mas houve momentos em que nenhum garçom estava no salão.

Quando fui: almoço do dia 17 de março de 2012, sábado. Éramos dois.

O que bebi: uma lata de água tônica Schweppes.

O que comi: dividimos uma bem servida moqueca caiçara à moda da casa, com peixe, camarões, lula, polvo, tomate, salsinha, cebola e pimentões vermelho e amarelo. Três acompanhamentos são apresentados junto ao prato: pirão, farofa e arroz branco. Pimenta à parte. Antes de escolher, disse ao garçom que queria um prato mais leve, pois fazia um calor forte no Rio de Janeiro. Ele me sugeriu a moqueca caiçara, dizendo que o prato era muito leve, diferente da moqueca baiana ou da famosa moqueca capixaba. Aceitei a sugestão. Realmente o prato é muito leve, com tempero bem suave, realçando o sabor natural dos ingredientes. Aprovadíssimo.



Quanto paguei: R$ 180,40. Valor total da conta.

Minha avaliação: +++1/2. Quero retornar para experimentar a feijoada completa da casa

Gastronomia Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário