Pesquisar este blog

domingo, 11 de março de 2012

GASTRONOMIA EM SANTIAGO, CHILE - SUR PATAGÓNICO



Endereço: Jose Victorino Lastarria, 92-96, Cerro Santa Lucia, Santiago, Chile.


Especialidade: culinária da Patagônia.


Ambiente: fica em uma casa de esquina, com mesas e cadeiras de madeira na calçada protegidas por ombrelones brancos. Ainda do lado de fora há uma lousa indicando alguns dos pratos do cardápio. Ao entrar, tem-se a impressão que estamos em um armazém do interior, com direito a balança e muitas garrafas de vinho nas prateleiras de madeira que decoram o ambiente. Ao fundo do primeiro salão fica o bar. Mesas e cadeiras são de madeira, com design rústico. Ainda há mais duas salas menores à direita de quem entra. Bem arejado, devido às grandes janelas que permitem ver o movimento da rua. Como fica em uma área universitária, a frequência é de um público mais jovem. 




Serviço: foi meu melhor atendimento em Santiago. Garçons prestativos, bem informados sobre o cardápio e atenciosos. Não me apressaram para fazer meus pedidos e não houve demora para a chegada dos pratos.

Quando fui: almoço do dia 15 de fevereiro de 2012, quarta-feira. Estava só.


O que bebi: para amenizar o calor que fazia, bebi apenas água mineral com gás da marca Puychique, com bastante gelo no copo.

O que comi: aceitei o couvert da casa enquanto esperava a entrada, consistindo de uma cesta de pães variados com pasta de tomate seco. Comi o pão apenas, que estava fresquinho, pois não sou chegado em tomate seco. De entrada, escolhi polvo grelhado na chapa com azeite provençal, um toque de alho e merkén, acompanhado por batatas sauté com casca. Os frutos do mar chilenos são famosos e o polvo fez jus à fama, pois estava muito macio, mas consistente. O toque de merkén, um condimento picante típico do Chile, deu um sabor levemente ardido à carne do polvo. Entrada nota dez. Em seguida, chegou o prato principal, albacora patagônica grelhada na chapa com salada verde. Simples, mas com sabor marcante. A albacora é um peixe das águas geladas da Patagônia, de carne branca e muito macia. Aprovado. Não quis sobremesa nem café.



polvo grelhado na chapa com azeite provençal, um toque de alho e merkén, acompanhado por batatas sauté com casca 


albacora patagônica grelhada na chapa com salada verde 

Quanto paguei: $ 20.000 (U$ 41,57).

Minha avaliação: +++1/2. Comida bem feita, sem afetação e muito saborosa.




Gastronomia Santiago (Chile)

Nenhum comentário:

Postar um comentário